Tamanho do texto

O evento da diversidade faz parte da programação do mês de orgulho LGBT

Neste sábado, dia 17 de junho, acontecerá a primeira edição dos Jogos da Diversidade de São Paulo. O evento será realizado na véspera da Parada SP e foi criado para celebrar a diversidade através de competições esportivas saudáveis entre os membros da comunidade LGBT. Os jogos são organizados pela Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOGLBT) e pelo Comitê Desportivo LGBT.

Leia também: Parada SP 2017 terá Daniela Mercury, teatro, circo e muito mais

Jogos da Diversidade fazem parte da programação do mês de orgulho LGBT
shutterstock
Jogos da Diversidade fazem parte da programação do mês de orgulho LGBT

O 1º Jogos da Diversidade LGBT nasceu inspirado nos Gay Games, as "olimpíadas LGBT mundiais", que ocorre desde 1982 em diferentes países, nos moldes dos Jogos Olímpicos, e reúne milhares de atletas e pessoas LGBT ao redor do mundo.

No Brasil, embora haja pouca tradição na inclusão desta população em ações esportivas, a organização decidiu criar o evento e inseri-lo dentro da programação oficial da Parada do Orgulho LGBT deste ano. Para a edição em São Paulo estão previstas a participação de mais de 350 atletas de todo o Brasil

Leia também: Parada SP é movimento contra o preconceito que celebra orgulho de ser LGBT

De acordo com a organização do evento, a ideia foi muito bem vista pela Federação dos Gay Games, entidade máxima do desporto LGBT mundial, e recebeu apoio institucional da entidade.

Dentre as modalidades disponíveis estão: bilhar, carteado, dança, futebol feminino, futsal masculino, gaymada, handebol, natação e voleibol. Além disso, também terão aulas livres de zumba e uma programação cultural bastante agitada, com shows de drag queens, grupos de dança, música ao ar livre com DJs, cantores e muito mais. Na hora de comer, haverá um espaço de alimentação e exposição de banners com atletas brasileiros que se assumiram como LGBT.

Leia também: Programação do 21º Mês do Orgulho LGBT na cidade de São Paulo é divulgada

Como participar

A participação é permitida a pessoas maiores de 16 anos de idade, e é gratuita, mas no dia do evento, cada participante deve contribuir com 1 pacote de leite em pó (mínimo 400 gramas), que será doado para uma instituição de caridade. Para participar, basta enviar sua inscrição através do site oficial www.timebrasil.lgbt/jogosdadiversidade. Existem duas possibilidades de inscrição: “Inscrição de equipes” para modalidades coletivas, e “Inscrição de atletas” para as individuais.

Os Jogos da Diversidade serão realizados no dia 17 de junho entre às 9 e 20 horas no Complexo Desportivo do Ibirapuera, na Rua Abílio Soares , 1480 - Paraíso.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.