Tamanho do texto

Vicente Negrão, que comanda a coluna Arco no iGay, fala essa semana de um jeito diferente de fazer arte e ainda agradar consumidores

Quando ocupar é a questão, o coletivo é a solução. Nada melhor que somar vários pensamentos na materialização de ideias. Veja como são e por onde tem passado duas iniciativas bem diferentes de ocupação que tem o sentimento da união em sua raiz.

Leia também: BDSM no cinema - veja filmes que vão muito além de "50 Tons"

Vivemos a era de unir produções. Unir ideias e pensamentos, estabelecer diálogos e pontes entre as mais diversas vertentes da criação. Neste contexto surgem novos formatos de atuação, de ocupação , como o coletivo , que mobilizam criadores de diversas áreas e os colocam lado a lado, olhando juntos para o fortalecimento do resultado final, que pode ser uma exposição , um venda coletiva, uma festa, enfim algo que traga sinergia de públicos e ampliação destas conversas.

TRAFE - coletivo de artes, música e moda
Divulgação
TRAFE - coletivo de artes, música e moda


Um bom exemplo deste momento é a TRAFE, plataforma de intersecção entre artes visuais , fotografia, cinema, música, moda e gastronomia num conceito de ocupação muito instigante.  A cada quinta-feira, uma nova exposição, um novo chef e novos DJs ganham um espaço no centro da cidade de São Paulo – o Flash Club - que se somam na integração de diferentes linguagens artísticas e trazem consigo seus públicos individuais.

Na curadoria das exposições está um grande agitador cultural de São Paulo, Tiago Santos, jornalista e produtor de eventos que se juntou a  Kauê Magalhães, responsável pelo reloaded do espaço, Henrique Marciano e Thiago Guiselini, na direção artística, e ao engenheiro de som Guilherme Picorelli . A pista tem o primeiro sounsystem high end de São Paulo e um delicioso bar que leva a assinatura do expert em mixologia Conrad Christian.

A TRAFE começa sempre às 19h, com a abertura das exposições , e vai até a madrugada mantendo  a pista animada por DJs de peso como Renato Cohen, Gui Scott, a dupla 90s Kids e presenças gringas como a do alemão Karsten John. A entrada é gratuita, bastando apenas que o interessado envie seu nome pela página do evento no facebook.

Com pouco mais de um mês, a TRAFE ganha novos frequentadores a cada edição. Suas “paredes” já receberam exposições de fotografia como a mostra “Felipe Abe: Nus e Concretos” e as fotos + vídeos de Felipe Fontoura.  O projeto gastronômico AG1, da quituteira Elsi Ane tem feito a alegria dos estômagos presentes.  O coletivo abriga ainda uma pequena sala de cinema para filmes e projeções e abre espaço para uma loja de roupas/acessórios de jovens criadores.

Leia também: A música e o vigor de Almério e o momento especial da MPB

Tem pra comprar

O mercado Itinerante IT bebe nesta mesma fonte da união que faz a força. Debaixo da curadoria afinada dos designers Claudio Magalhães e de Fabio Andreoni, ajustada ao ‘espírito’ de cada espaço de ocupação, o mercado se concentra na conexão de novos conceitos de design, produtores independentes e inovadores, muitos deles com o olho na sustentabilidade, além de gastronomia, joalheria e até produtos de beleza, com o público interessado nestes segmentos.

Mercado Itinerante - coletivo de design, gastronomia, moda e beleza
Divulgação
Mercado Itinerante - coletivo de design, gastronomia, moda e beleza

Na próxima edição, sua 19ª, o Itinerante comemora seus 2 anos, período no qual se instalou em oficinas de artistas, em locais como loja Herchcovitch Alexandre ou ainda instituições como a UNIBES cultural. Desta vez ganham um espaço de uso misto chamado Epicentro Jardins, para seu aniversário, e permanecem até 30 de julho no local. Depois é acompanhar as redes sociais do IT para descobrir as próximas edições.

Se você ficou curioso é só ir conhecer: o coletivo TRAFE acontece todas as quintas na Rua Rego Freitas, 56, e esta edição IT19, ocupa o nº 3423 da Rua da Consolação, em São Paulo. Para saber mais sobre cultura e dicas, clique aqui e acompanhe a Arco, coluna de Vicente Negrão no iGay

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.