Tamanho do texto

Dois vídeos deram o que falar nesta semana nas redes sociais e levantam muitos questionamentos a respeito da sociedade heteronormativa opressora

Dois vídeos - um profissional e um amador - me chamaram bastante a atenção nas redes sociais esta semana. O primeiro nos faz acreditar que existe gente de coração no mercado publicitário e disposta a peitar esse governo opressor que censura propagandas que exaltam a cultura dos negros, mulheres e LGBTs. O outro é de uma garota que falou tudo que sempre tivemos vontade de berrar (eu, pelo menos) dentro de uma igreja.

colagem arrow-options
Youtube/Facebook/Reprodução
Marca Baby Alive afirma que garotos aprendem valores ao brincar com bonecas; Rebeka, mulher lésbica, foi defender a mãe contra pastor.


A marca de brinquedos Baby Alive resolveu apostar em um novo vídeo onde mostra que brincar com bonecas não é algo exclusivo das meninas, mas de todas as crianças. Como é que eu nunca tinha visto esse comercial antes? Pesquisando aqui, vi que ele é de abril deste ano, mas só agora gerou repercussão na internet.

O comercial, intitulado  Todos podem cuidar , demonstra a importância de permitir que garotos também tenham a experiência com o brinquedo para, assim como as meninas, adquirirem valores como respeito e responsabilidade.

Afinal, ninguém precisa ficar de fora do aprendizado de lições tão importantes, não é Bolsonaro e Damares? Não sei como eles ainda não vetaram esse vídeo! Ainda bem...


O outro que vale a pena o clique foi gravado em Fortaleza, no Ceará. Rebeka Isidoro virou uma espécie de celebridade no Facebook após o vídeo em que ela aparece "soltando o verbo" durante um culto ser publicado na plataforma.  Lésbica , ela interrompeu a celebração na igreja para sair em defesa da mãe, que teria sido humilhada por um pastor por ter um filho homossexual.

No vídeo, ela aparece gritando tudo que a comunidade LGBT já queria ter falado em algumas ocasiões: "Vocês, que escutaram a humilhação que a minha mãe passou e ficaram calados, são um bando de hipócritas e crentes safados. A igreja é pra pregar o amor, ela não é pra pregar o ódio. Deus é amor, Deus não é julgamento", exclama ela em meio aos evangélicos.

"Não fui afrontar e nem expor a igreja, fui defender a honra da minha mãe e mostrar para o pastor que ele não é juiz de causa", explicou Rebeka em outro vídeo após o primeiro ter viralizado. Assista, aplauda e compartilhe:

JUNTOS HÁ 10 ANOS, PINGUINS GAYS GANHAM OVO

Juntos há 10 anos, o casal de pinguins Ping e Skipper - dois machos da espécie imperador, que moram no zoológico de Berlim - ganharam um ovo para chamarem de seu. O presente foi dado pela equipe do zoo, após uma fêmea abandoná-lo. A dupla queria tanto um bebê que, tempos atrás, tentou chocar um peixe morto cercado de pedras.

Os funcionários do parque afirmam que Ping e Skipper são pais exemplares e dividem-se em turnos para chocar o ovo, num processo que deve durar cerca de 55 dias. Em junho passado, um casal de pinguins lésbicas tornou-se mães de um bebê chocado no Sea Life de Londres. Já no zoo de São Francisco, um casal macho de pinguins de Magalhães tem cuidado de filhotes abandonados pelos pais.


CRIADORA DO CHÁ DE REVELAÇÃO PEDE DESCULPA A TRANS

Conhecida por "criar" a festa do chá de revelação - aquela na qual os pais anunciam o sexo do bebê -, a escritora Jenna Karvunidis refletiu, em entrevista, sobre os impactos negativos dessa celebração para a comunidade trans. Ela afirma que nunca imaginou que a tal festa ganharia tamanha proporção e seria repetida mundo afora.

O chá de revelação é criticado por parte dos transgêneros e não-binários porque reforça esteriótipos e papéis de gênero - “azul para menino e rosa para menina” -, assim como contribui para a ideia de que o sexo registrado ao nascer corresponderá ao gênero do indivíduo.

ENFIM, MARIDO E MARIDO

E o momento fofo da semana vai para Pedro HMC - criador do maior canal LGBT do Brasil, o Põe na roda - e Paulo Vaz, que se casaram em cerimônia civil na última quarta-feira. O jornalista havia pedido a mão de Paulo, que é um homem trans, em junho durante um passeio na London Eye, a maior roda-gigante do mundo, na Inglaterra.

"E hoje nos declararam legalmente marido e marido! Uma conquista legal tão importante e ainda recente pra quem é LGBT! Obrigado Paulo Vaz, homem mais doce, amável, divertido e que torna minha vida tão melhor desde que entrou nela!", postou o influencer. Em conversa recente que tive com ele, Pedro negou as notícias que alguns sites publicaram que eles pretendiam ter um filho em breve.


MULHER TRANS ALGEMADA POR USAR BANHEIRO FEMININO

Nas Filipinas, aqui na Ásia, a LGBTfobia é crime. Por isso, muito me admirou quando li uma notícia de que uma mulher trans havia sido algemada depois de ser impedida de utilizar o banheiro feminino de um shopping nesta semana. Depois fui pesquisar que a própria Gretchen Diaz, de 28 anos, que filmou a situação, explicou o ocorrido.

Uma zeladora do local tentou direcioná-la ao banheiro masculino e Gretchen recusou. A funcionária, então, acionou a segurança do local, que a tirou do banheiro algemada. Depois do ocorrido, a zeladora pediu desculpas e disse estar "aprendendo sobre os direitos LGBT". Gretchen afirmou que não vai processar a mulher, mas vai entrar com uma ação contra o shopping, por lidar com situações como essas de maneira preconceituosa.

IMDB ACATA PEDIDO DE ARTISTAS TRANS

Referência no mundo do entretenimento, o site IMDb anunciou que pessoas trans podem solicitar a retirada de seus nomes de registro da lista de dados pessoais e profissionais mostrados na plataforma. A decisão foi tomada após várias críticas de artistas como Laverne Cox (Orange is the new black). Até a GLAAD (ONG que monitora representatividade LGBT na mídia) moveu um processo contra o portal.

jesuíta barbosa arrow-options
Rede Globo/Divulgação
Jesuíta falou abertamente sobre sua sexualidade pela primeira vez.


JESUÍTA BARBOSA: "SOU VIADO"

Meu muso pernambucano, Jesuíta Barbosa comentou pela primeira vez abertamente sobre sua sexualidade em entrevista para a Vogue Brasil. Segundo o ator, as questões de gênero e sexualidade vão "além de ser viado ou hétero" e devem ser vistas sem ser tão limitadas. "Mas se for para me colocar em função da comunidade, pode escrever aí, por favor: sou viado", disse o artista, destaque na novela Verão 90 e em vários filmes de temática LGBT.

HISTÓRIA LGBT NAS ESCOLAS

Primeiro estado norte-americano a descriminalizar a homossexualidade, em 1961, Illinois agora se tornou o quinto território do país a adotar a disciplina "História LGBT" no currículo das escolas públicas. Estudantes da Califórnia, Nova Jersey, Colorado e Vermont já têm essas lições de civilidade e diversidade.

O FIM DE SEMANA MAIS GAY DE NORONHA

O Love Noronha - evento que mistura turismo e festas LGBTs na ilha de Fernando de Noronha - começou nesta quinta-feira (15) e vai até domingo (18). Onze restaurantes do arquipélago entraram na onda e elaboraram pratos em homenagem à diversidade. As baladas serão animadas pelos DJs Luan Poffo, Blon e Pax. Os internautas podem acompanhar tudo que está rolando por lá clicando aqui .

A gente já falou de Fernando de Noronha como destino LGBT aqui na coluna