Tamanho do texto

Nesta semana, a coluna do Pomba fala sobre o Dia Nacional da Visibilidade Trans e indica os principais eventos que acontecem em São Paulo

Em 29 de janeiro de 2004, ativistas transexuais participaram, no Congresso Nacional , do lançamento da primeira campanha contra a transfobia no país. A partir de então, 29 de janeiro é reconhecido como o Dia Nacional da Visibilidade Trans , cujo objetivo é ressaltar a importância da diversidade e respeito para o movimento trans ( travestis , homens trans , mulheres transexuais e transgêneros ).

Confira o que de mais legal vai rolar nessa semana da  Visibilidade Trans aqui em São Paulo:

Leia também:  Escritor e ativista LGBT João Silvério Trevisan lança novo livro "Pai, Pai"

Panfleto do Dia Visibilidade Trans na Zona Leste
Reprodução
Panfleto do Dia Visibilidade Trans na Zona Leste


26/01/18 - sexta - das 16h às 20h

Para celebrar o mês da visibilidade trans,  o Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont realizará no dia 26 de janeiro o evento "Visibilidade Trans na ZL".
O evento será composto por exibição do filme " Tomboy" , que aborda a temática de transmasculinidade na infância, debate com as presenças de Raphael Henrique Martins, educador social e idealizador do time de futebol Meninos Bons de Bola , composto por homens trans e de Pietro Henrique Alves dos Santos, que é analista de sistemas e técnico do time. A ideia do evento é relatar as vivencias transmasculinas em diferentes setores sociais.

Além disso, contará com a banda Visionário Bicho Solto, liderada pelo vocalista Valentim Nunes Rosa, que é homem trans. Valentim utiliza da música como ferramenta de discussão para questões como orientação sexual , identidade de gênero , racismo, machismo e misoginia de forma lúdica ultrapassando os limiares da militância política.

Av. Nordestina, 496 - próximo estação São Miguel Paulista (CPTM) - Tel: (11) 2032-3737

27/01/18 - sábado - às13h

III Caminhada pela Paz: Sou Trans, Quero Dignidade e Cidadania"

Em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans , militantes sociais, ativistas, gestores públicos e artistas se reunirão na Cidade de São Paulo para celebrar o orgulho de ser travestis , transexuais e intersexuais , somando forças na luta por dignidade e cidadania!

É preciso enfrentar a discriminação transfóbica , que produz elevados índices de violência em nosso país. Tão urgente, é indispensável garantir o pleno exercício da cidadania da população trans, tornando-a protagonista das conquistas de seus direitos! 

29/01/18 - segunda - das 14h às 17h

Seguindo com a comemoração da Semana da Visibilidade Trans , neste dia, no Centro de Cidadania LGBT da Zona Norte , acontecerá uma Roda de Conversa com convidados e diversos assuntos abordados, entre eles a saúde do Homem Trans. Também acontecerá um Coffee Break, onde será conferifo o documentário "COMO ESTAMOS?" (com direção de Regina Papini que foi gravado em 2004 e abordando o que mudou de lá para cá... e se mudou) e finalizando com show de Aline Marques.

Rua Plínio Pasqui, 186 - próximo Metrô Parada Inglesa - Tel: (11) 2924-5225

De 23 a 28/01/2018

Semana da Visibilidade Trans na Casa 1 . Confere aí:

Panfleto da Semana Visibilidade Trans da Casa 1
Reprodução
Panfleto da Semana Visibilidade Trans da Casa 1


23/01 | Terça-feira
16h - WORKSHOP: Discotecagem (com Ledah Martins)
19h - MESA: Identidade Trans & Negritude (com Erika Hilton, Fernanda De Moraes da Silva e João Henrique Machado,)
20h - POCKETS SHOW: Mc Dellacroix e Linn da Quebrada + JUP + DJ Pininga (sujeito à lotação do espaço).

24/01 | Quarta-feira
19h - Exibição de curtas Casa 1 & Museu da Diversidade Sexual (no Galpão Casa 1 - Rua Adoniran Barbosa, 151).

25/01 | Quinta-feira
16h - MESA: TRANSFAKE (com Caio Jade, Renata Carvalho e Wallace Ruy)

26/01 | Sexta-feira
21h - TEATRO: Lou & Leo (com Leo Moreira Sá)

27/01 | Sábado
14h - Exibição de curtas Casa 1 & Museu da Diversidade Sexual (Exclusivamente esta atividade ocorrerá no Museu da Diversidade Sexual, na Estação República do Metrô)

17h - MESA: VIVÊNCIAS TRANS (com Magô Tonhon, Neon Cunha e Convidada/o/e)

28/01 | Domingo
16h - OFICINA: Representatividade literária (com Helena Agalenéa)

Leia também: Parada LGBT 2018 de São Paulo já tem data e tema político sobre eleições

Então não tem mais desculpa para não comemorar o Dia Nacional da Visibilidade Trans . Para saber mais dicas de cultura LGBT , acompanhe a  coluna do Pomba aqui no iGay  .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.