Tamanho do texto

Nessa semana, a coluna do Pomba fala sobre o lançamento do livro e espetáculo sobre os 30 anos de carreira da primadonna das drags no Brasil

Hoje, Pablo Vittar é tido como a maior drag queen do país, sendo inclusive a drag com mais seguidores em redes sociais no mundo todo. Porém é inegável afirmar que a primadonna das drag queens no Brasil é Silvetty Montilla . E pra ficar claro, Silvetty inclusive não se considera uma drag e sim um ator transformista , devido ao seu talento humorístico ímpar, que mescla improviso e stand up com muito carisma e tiradas que ficaram para a história da cena LGBT no Brasil.

Leia também: Periferia da zona leste respira cultura e ativismo LGBT

Capa do livro de Silvetty Montilla
Divulgação Giostri Editora
Capa do livro de Silvetty Montilla

Em 2017, Silvetty Montilla completou 30 anos de carreira e 50 anos de vida. Para coroar foi montado um espetáculo biográfico “S30 – 30 anos de Carreira”, por seu parceiro de trabalho e coreógrafo da boate Blue Space Vagner Cavalcanti. A peça já fez algumas apresentações especiais e devido à tumultuada agenda da Silvetty, ainda tenta acertar uma temporada fixa em um teatro.

Mas a cereja do bolo, foi o lançamento de sua tão esperada biografia em livro : "Silvetty Montilla 30 Anos. É o que tem pra hoje!!! A trajetória do maior transformista do Brasil" (Giostri Editora - R$ 50,00). A missão coube a Ricardo Gamba, ator, autor e diretor teatral, que se lançou ao desafio de revelar a história de vida de Silvio/Silvetty.

O livro não se trata de uma simples biografia , ou uma cronologia de fatos a respeito de alguém famoso como Silvetty inegavelmente é. Mais do que isso, o livro compõe um mosaico de depoimentos sobre a artista por seus amigos, sua importância na noite paulistana e brasileira, sua luta pelos direitos LGBT - aonde inclusive chegou a se candidatar a vereadora (2014) e deputada estadual (2016). A linha que separa essas duas figuras muito diferentes (Silvio/Silvetty), em seus segredos e caminhos, foi o desafio a que se propôs o autor Ricardo Gamba.

Leia também: Transver: Cultura LGBT no SESC Santo André em setembro 

O autor Ricardo Gamba, André Pomba e Silvetty Montilla no lançamento de seu livro
Arquivo pessoal
O autor Ricardo Gamba, André Pomba e Silvetty Montilla no lançamento de seu livro

No final, o livro traz uma ótima galeria de fotos da carreira da artista , com destaque para o seu início de carreira, com fotos surpreendentes como dançarino e até sendo vencedora de concurso de beleza .

O livro foi lançado numa disputada tarde de autógrafos na Casa das Rosas no último sábado 23 de setembro. Mas nessa segunda, 25 de setembro das 20 as 23 horas, acontecerá uma segunda rodada de autógrafos no Boteco do Massay (Rua Haddock Lobo, 885 Jardins - Tel: 2729-4813).

O livro de Silvetty Montilla já está à venda em todas as livrarias e em breve pelo seu site oficial smontilla.com.br.  Para saber mais dicas de cultura, acompanhe a  coluna do Pomba aqui no iGay . 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.