Tamanho do texto

Time de futebol brasileiro representará América do Sul no World Gay Games

O mundo dos esportes, especialmente o do futebol, é um meio homofóbico , mas esta realidade está mudando aos poucos, e o futebol gay tem ganhado espaço. Um exemplo disso é o World Gay Games , campeonato internacional de vários esportes, em prol da inclusão e da diversidade. Em 2018, a décima edição do evento será sediada em Paris, e, pela primeira vez, uma equipe de futebol brasileira com jogadores gays estará presente.

O time de futebol gay BeesCats Soccer Boys, do RJ, representará a América do Sul no futebol, ao lado dos Bulls, de SP
Reprodução/Facebook
O time de futebol gay BeesCats Soccer Boys, do RJ, representará a América do Sul no futebol, ao lado dos Bulls, de SP


O time de futebol gay integrado por atletas do BeesCats Soccer Boys, do Rio de Janeiro, e do Bulls, de São Paulo, entra pela primeira vez na disputa entre 16 equipes, jogando contra times da Argélia, dos Estados Unidos, da França, da Inglaterra, da Irlanda, do México e da República Tcheca. A equipe brasileira estará representando a América do Sul, sendo o único time da região.

O campeonato acontecerá do dia 4 ao dia 12 de agosto e tem a ideia de acolher não só as comunidades LGBT, como também as mulheres, os negros e os portadores de deficiência. Incluindo os jogadores gays, o Brasil será representado por 64 brasileiros em modalidades como o vôlei, o rugby, o handebol e o badminton.

A delegação brasileira, chamada Espírito Brasil, estará representando a bandeira verde e amarela no evento internacional, com a campanha de agregar os diversos grupos que sofrem exclusão social no Brasil. Os representantes estão divididos pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Leia também: Gays desmentem estereótipo e mostram paixão pelo futebol

O campeonato de futebol gay World Gay Games

O World Gay Games acontece a cada quatro anos desde 1982, trazendo vários esportes inclusivos, como o futebol gay
Divulgação/Paris 2018
O World Gay Games acontece a cada quatro anos desde 1982, trazendo vários esportes inclusivos, como o futebol gay


O World Gay Games teve sua primeira edição em 1982, sediada em São Francisco, e, desde então, acontece a cada quatro anos. O evento já foi realizado também nas cidades de Vancouver (Canadá), Nova Iorque (EUA), Amsterdã (Holanda), Sidney (Austrália), Chicago (EUA), Colônia (Alemanha) e Cleveland (EUA).

Leia também: Protesto disfarçado leva bandeira LGBT à Copa do Mundo na Rússia e viraliza

O campeonato apresentará 36 modalidades, contando com o futebol gay . Serão mais de 10 mil atletas de mais de 70 países de todo o mundo celebrando a diversidade, o respeito, a igualdade e a solidariedade nas “olimpíadas” gays, um dos maiores eventos esportivos e festivos do mundo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.