Tamanho do texto

Daniela Vega, Laverne Cox e Ian Harvie são alguns nomes na lista de atores

Quando se trata de representatividade no filmes , nas séries  e até em novelas, uma discussão frequente é a falta de pessoas trans nas telinhas. Mesmo com a crescente abordagem do tema nessas obras, é constante a escalação de profissionais cisgênero para representar papéis de personagens trans, sendo que, atualmente, há diversos atores transgêneros famosos qualificados e capazes de assumir esses papéis.

Os transgêneros famosos nos filmes e nas séries são importantes para trazer representatividade para a discussão
Reprodução
Os transgêneros famosos nos filmes e nas séries são importantes para trazer representatividade para a discussão


Recentemente,  uma grande polêmica surgiu em torno da escolha de Scarlett Johansson para interpretar o papel de um homem trans no filme “Rub and Tug”, e, conforme as críticas à preferência pela atriz em vez de atores  transgêneros famosos se espalharam pelas redes sociais - vindo até de outras celebridades -, ela optou por abandonar o papel, atitude que foi aplaudida pela comunidade LGBT.

Ainda assim, como visto na cerimônia histórica do Oscar 2018 , essa situação tem potencial para mudar, e a comunidade LGBT tem reivindicado essa representatividade cada vez mais. Pensando nisso, separamos os atores trans que estão conseguindo conquistas pela comunidade nos filmes e nas séries.

Confira 14 transgêneros famosos que fizeram papéis de personagens trans:

1. Daniela Vega, no filme “Uma Mulher Fantástica” (2017)

Para começar a lista de transgêneros famosos, Daniela Vega estrela o filme chileno
Divulgação
Para começar a lista de transgêneros famosos, Daniela Vega estrela o filme chileno "Uma Mulher Fantástica"


Quando se trata de personalidades trans em filmes, Daniela Vega é um dos primeiros nomes que vêm à mente diante da repercussão que teve ao protagonizar o filme chileno “Uma Mulher Fantástica”. No longa dirigido por Sebastián Lelio, ela dá vida à Marina Vidal, uma jovem mulher trans que, além de ser uma garçonete, também é uma cantora, se relaciona com um homem mais velho e luta contra um preconceito intenso.

A obra de Sebastián vem sendo aclamada por ser um exemplo raro de uma heroína trans interpretada por uma mulher com a mesma identidade de gênero. Neste ano, o filme levou o Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro, tornando-se o primeiro longa protagonizado por uma pessoa trans a levar o prêmio na história. Além disso, Daniela ainda se tornou a primeira mulher trans a apresentar um segmento da cerimônia mais esperada do cinema.

2. Mya Taylor e Kitana Kiki Rodriguez, no filme “Tangerine” (2015)

Mya Taylor (à esquerda) e Kitana Kiki Rodriguez (à direita) fazem parte da lista de transgêneros famosos e interpretam personagens trans no filme
Reprodução/"Tangerine"
Mya Taylor (à esquerda) e Kitana Kiki Rodriguez (à direita) fazem parte da lista de transgêneros famosos e interpretam personagens trans no filme "Tangerine", que conta a história de uma prostituta que sai da prisão e descobre uma traição


Mya Taylor e Kitana Kiki Rodriguez estrelam papéis de mulheres trans no filme “Tangerine”, lançado em 2015. A comédia fala sobre uma prostituta que sai da prisão e tem seu coração quebrado na noite do Natal quando sua melhor amiga revela a traição de seu então parceiro. O longa foi responsável por levantar a primeira campanha da história do Oscar em prol dos transgêneros famosos nos filmes.

Apesar de não ter sido indicada ao prêmio, Mya Taylor foi reconhecida pelo prêmio Independent Spirit, focado em produções cinematográficas independentes, e levou a estatueta de melhor atriz coadjuvante por seu trabalho, tornando-se a primeira atriz trans na história a ganhar o prêmio.

3. Harmony Santana, no filme “Gun Hill Road” (2011)

Em
Reprodução/"Gun Hill Road"
Em "Gun Hill Road", filme aclamado pela crítica e indicado ao prêmio Independent Spirit, a atriz trans Harmony Santana interpreta uma jovem que está passando pela transição de gênero, fazendo parte da lista de transgêneros famosos


“Gun Hill Road” é um filme de 2011 sobre um homem que volta da cadeia e descobre que sua filha, interpretada pela atriz trans Harmony Santana, está no processo de transição de gênero. O filme de 2011 foi dirigido por Rashad Ernesto Green, que foi cuidadoso ao escolher a atriz certa para interpretar a protagonista, buscando alguém que também estivesse no processo de transição para interpretar a jovem trans.

O longa também foi aclamado pela crítica, fazendo com que Harmony fosse nomeada para o prêmio Independent Spirit, também na categoria de melhor atriz coadjuvante e, apesar de não ter ganhado a estatueta, tornou-se a primeira trans a ser indicada para o prêmio do cinema independente.

4. Alexandra Billings, Trace Lysette e Ian Harvie, na série “Transparent”

A série
Reprodução/"Transparent"
A série "Transparent" tem elenco de 3 transgêneros famosos: Alexandra, Trace e Harvie (respectivamente na imagem)


Apesar de a protagonista ser uma mulher trans interpretada por um ator cis, a série “Transparent” traz outros atores transgêneros famosos em papéis de personagens da mesma identidade de gênero. A série da Amazon, que estreou em 2014, conta com Alexandra Billings, Trace Lysette e Ian Harvie em seu elenco e vem quebrando tabus ao mostrar, por exemplo, o nu frontal de Alexandra .

O enredo mostra uma família de Los Angeles que é relativamente fora do comum e enfrenta dificuldades no cotidiano. Alexandra e Trace atuam em papéis de educadoras em um centro para LGBTs, e ficam próximas à protagonista ao longo da trama. O seriado também marca a estreia de Harvie, um comediante que quebra tabus por ser trans, diante das câmeras.

5. Brian Michael Smith, na série “Queen Sugar”

Brian Michael Smith é um dos transgêneros famosos e interpreta um policial que também tem identidade trans na série
Reprodução/IMDB
Brian Michael Smith é um dos transgêneros famosos e interpreta um policial que também tem identidade trans na série "Queen Sugar", papel que tem sido importante para ele, já que só deu vida a personagens cisgênero em outras séries

Outro nome na lista de transgêneros famosos é Brian Michael Smith, que faz o papel de Toine Wilkins, um policial trans, na série “Queen Sugar”, criada por Ava Duvernay e que foi ao ar pela primeira vez em 2016. O enredo traz três irmãos que estão em uma disputa pela herança do pai, e Wilkins aparece como um amigo de longa data de um dos irmãos.

Para Smith, o papel foi importante profissionalmente e pessoalmente, pois foi o primeiro papel de um personagem transgênero que ele interpretou em sua carreira. Ela já apareceu nas séries “Girls” e “Blue Bloods”, mas interpretando homens cisgênero.

6. Laverne Cox, nas séries “Orange Is the New Black” e “Doubt”

Laverne Cox é outra na lista de transgêneros famosos, atriz que se tornou a primeira pessoa trans assumida a ser indicada ao prêmio Emmy Award e também a primeira pessoa trans a estrelar um seriado em TV aberta, por seus papéis
Reproduçã/"Orange Is The New Black"
Laverne Cox é outra na lista de transgêneros famosos, atriz que se tornou a primeira pessoa trans assumida a ser indicada ao prêmio Emmy Award e também a primeira pessoa trans a estrelar um seriado em TV aberta, por seus papéis


Laverne Cox é outra atriz que fez história nas séries de Hollywood e tem chamado a atenção na midia, como quando tornou-se a primeira mulher trans  a ser capa da revista "Cosmopolitan". Seu reconhecimento se deve principalmente ao papel de detenta que interpreta em "Orange Is the New Black", série que retrata uma penitenciária feminina. Além disso, ela também atua na série “Doubt”, que fala sobre o romance entre uma advogada e seu cliente, com Laverne interpretando uma colega da protagonista.

A atriz tem quebrado barreiras para a comunidade, tornando-se a primeira pessoa trans assumida a ser indicada ao Emmy Awards pelo papel em “Orange Is the New Black”. Além disso, seu papel em “Doubt” permitiu que ela se tornasse a primeira pessoa trans a estrelar em um papel trans na televisão aberta, apesar de a série ter sido cancelada antes mesmo da primeira temporada encerrar.

7. Tarso Brant, na novela "A Força do Querer"

Tarso Brant é o nome brasileiro na lista de transgêneros famosos, ator e modelo que fez o papel dele mesmo na novela das nove
Reprodução/Instagram: @Tarsobrant
Tarso Brant é o nome brasileiro na lista de transgêneros famosos, ator e modelo que fez o papel dele mesmo na novela das nove "A Força do Querer", ajudando outra personagem trans a descobrir sua identidade de gênero ao longo da trama

Também tem nome brasileiro na lista de transgêneros famosos que deram vida a personagens trans. O ator e modelo Tarso Brant atuou na novela das nove "A Força do Querer" da Rede Globo, fazendo o papel dele mesmo. Seu personagem apareceu no episódio 100°  e tornou-se um aliado de Ivan, ajudando o jovem que estava se descobrindo e explorando sua identidade de gênero.   

Antes de atuar na novela, Brant já ajudava a autora Glória Perez nos bastidores, atuando como consultor durante a criação do personagem Ivan para evitar polêmicas.  Em entrevista prévia ao iGay, o ator comentou sobre a polêmica em torno de Scarlett Johansson interpretando um homem trans e afirmou que é incrível ver personagens trans nas telas, mas que ainda é preciso defender o espaço de atores transgêneros famosos na indústria que escala pessoas cis de forma predominante.

Brant ainda repercutiu nas redes sociais ao realizar a  alteração do nome em seu registro civil, compartilhando a alegria da conquista no Instagram.

8. Candis Cayne, na série "Dirty Sexy Money"

Candis Cayne é outra que fez história na lista de transgêneros famosos, já que se tornou a primeira trans a aparecer em uma série no horário nobre da TV americana, com o papel de Carmelita na série
Reprodução/"Dirty Sexy Money"
Candis Cayne é outra que fez história na lista de transgêneros famosos, já que se tornou a primeira trans a aparecer em uma série no horário nobre da TV americana, com o papel de Carmelita na série "Dirty Sexy Money" do canal "ABC"

Candis Cayne é uma atriz trans que já apareceu em diversos filmes e séries atuando como personagens secundárias, como no filme "Starrbooty" e nas séries "Transparent" e "Grey's Anatomy". Um dos papéis principais interpretados por ela, que também tinha identidade transgênero, foi o de Carmelita no seriado "Dirty Sexy Money", que estreou em 2007 e foi criado por Craig Wright. A personagem era a amante de um advogado, protagonista, que precisa cuidar do caso de uma família de Nova York.

O retrato da mulher trans chamou atenção em 2007 e causou uma boa repercussão. Candis tornou-se um exemplo ao ser a primeira trans a interpretar um personagem trans no horário nobre da televisão, com "Dirty Sexy Money" no canal "ABC".

9. Elliot Fletcher, na série “Shameless”

Elliot Fletcher também faz parte da lista de transgêneros famosos, com o papel de um jovem que se envolve em um relacionamento com um dos principais personagens na série
Reprodução/IMDB
Elliot Fletcher também faz parte da lista de transgêneros famosos, com o papel de um jovem que se envolve em um relacionamento com um dos principais personagens na série "Shameless", um dos papéis mais interessantes do ator


A série “Shameless” conta a história de um homem alcoólatra e seus seis filhos que tentam ajudá-lo a superar o problema. O ator trans Elliot Fletcher faz o papel de um jovem que começa simples, mas ganha visibilidade na trama quando começa a ter um caso homoafetivo com um dos filhos do protagonista.

Fletcher já participou de seriados adolescentes como “The Fosters” e “Faking It”, em papéis de grande reconhecimento, mas, de acordo com o site “Indie Wire”, seu papel em “Shameless” é o maior e mais interessante até agora diante dos outros em sua carreira. 

10. Indya Moore e Mj Rodriguez, no filme “Saturday Church”

Encerrando a lista de transgêneros famosos, as atrizes trans Indya Moore e Mj Rodriguez ganharam visibilidade com os seus papéis no filme
Reprodução/"Pose"
Encerrando a lista de transgêneros famosos, as atrizes trans Indya Moore e Mj Rodriguez ganharam visibilidade com os seus papéis no filme "Saturday Church" e foram chamadas para fazer parte do elenco da série "Pose", de Ryan Murphy


O filme “Saturday Church”, dirigido por Damon Cardasis, também ganhou pontos quando se trata de representatividade em filmes, ao empregar atores transgêneros famosos. O longa conta a história de um menino de 14 anos que está em conflito com sua identidade de gênero e sua religião, e começa a usar a fantasia para a escapar da sua vida na cidade. Assim, Indya Moore e Mj Rodriguez, atrizes trans estreando no cinema, entram em ação e ajudam o garoto em suas fantasias.

Ganhando reconhecimento, as duas foram escaladas para papéis principais na série “Pose”, dirigida por Ryan Murphy, que é ambientada nos anos de 1987 e traz o cenário social da época, analisando questões da comunidade LGBT e principalmente da comunidade transgênero de Nova York. O seriado estreou em junho deste ano e tem transgêneros famosos como maior parte do elenco.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.