Tamanho do texto

Denominado Transdr, a ideia do aplicativo de namoro é construir um ambiente confortável para pessoas trans conhecerem umas as outras

Um novo aplicativo de namoro está sendo lançado exclusivamente para pessoas transgênero no Reino Unido. Denominado Transdr, ele é uma alternativa para pessoas trans que possam ter sofrido discriminação em outros aplicativos mais conhecidos, como Tinder e Grindr, voltados para o público cisgênero.

Leia também: Conheça 8 aplicativos de namoro para lésbicas e bissexuais

Shutterstock
"Amor sem julgamentos" é a ideia do Transdr, app de namoro para pessoas transgênero em busca de relacionamento


O objetivo dos aplicativos de namoro para pessoas transgênero  é o de construir um ambiente confortável para que a comunidade possa se relacionar sem problemas. O Transdr funciona em uma dinâmica parecida com a do Tinder, permitindo que usuários possam escolher alguém e aconteça o “match”, de acordo com informações do site “The Independent UK”.

O co-fundador do Transdr, Sean Kennedy, descreve o app como “um lugar novo para pessoas trans em busca de relacionamentos sérios”. Ele diz que se inspirou para criar o aplicativo após o Tinder ter sido acusado de banir mulheres trans, o que foi negado depois pela empresa.

Kennedy discutiu sobre isso com seus amigos trans e descobriu que, mesmo com o Tinder tendo adicionado a opção “transgênero” na descrição de gênero, ainda era preciso de um lugar específico e favorável para a comunidade.

Leia também: Cansado da solteirice? Veja 8 aplicativos de relacionamentos para gays

“A vida tem sido difícil para quem é trans, porque eles precisam superar o estigma social de sua identidade de gênero”, diz o fundador. “Quando se trata de namoro, é ainda mais difícil para eles. Precisam de um ambiente com outras pessoas trans, sem que haja julgamentos.” Em breve, Kennedy pretende desenvolver uma ferramenta para que os usuários possam fazer amizades também.

O Transdr está sendo lançado em países de língua inglesa, mas deve ficar disponível ao redor do mundo com o desenvolvimento da versão para Android. 

Polêmica no lançamento do Transdr

Muitos usuários manifestaram entusiasmo pelo novo aplicativo de namoro, por ser moderno e abertamente direcionado para a comunidade trans. No entanto, o app foi alvo de críticas pelo uso de palavras que podem ser interpretadas de forma ofensiva em sua descrição, como “shemale” (em português, “homem que é mulher”).

Leia também: Gays criticam preconceito dos próprios LGBTs: “Sou afeminado sim”

"Um aplicativo de namoro para pessoas transgênero ? Legal, mas eu imagino se o criador é trans também…”, um usuário comentou no Twitter.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.