Tamanho do texto

Além do grande vencedor do festival, também teve a exibição de um filme sobre uma criança transgênero e RuPaul como jurado de nova categoria

No último sábado (27), aconteceu o Festival de Sundance, mostra de cinema que premia as produções independentes dos Estados Unidos e internacionais. O grande vencedor na categoria dramática foi "The miseducation of Cameron Post" — "O mau exemplo de Cameron Post", em português —, que se passa em um centro de " cura gay ". 

Leia também: Laverne Cox se torna primeira mulher transgênero a estampar capa de revista

O filme dramático
Divulgação
O filme dramático "The miseducation of Cameron Post" recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance

O drama, estrelado pela atriz Chloë Grace Moretz e dirigido por Desiree Akhavan, recebeu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance .  A história é ambientada na década de 1990 e acompanha Cameron Post (Chloë), uma adolescente que é flagrada tendo relações sexuais com uma garota. A partir disso, ela é forçada pelos tios a ir para um "centro de conversão", com o objetivo de "tratar" a homossexualidade.

O filme é uma adaptação do romance de mesmo nome, publicado em 2012 por Emily M. Danforth, e garantiu críticas positivas pela narrativa realista e a pesquisa detalhada com jovens que passaram pelos mesmos problemas de Cameron e sofreram com a desaprovação familiar e religiosa. 

Além desse filme, a produção "A Kid Like Jake", sobre pais que tem um filho transgênero e lutam para colocar a criança em uma pré-escola, também teve destaque e foi exibido pela primeira vez durante o festival. 

Leia também: Grupo de mídia dos EUA usa linguagem LGBT para fazer propaganda homofóbica

Ceebração da cultura LGBT+

RuPaul, ator e drag queen que comanda o programa "RuPaul's Drag Race" também esteve presente no festival de cinema para uma retrospectiva especial das nove temporadas do reality produzidas até o momento. "Estamos surpresos sobre como o programa tem uma vida própria", disse aos presentes. "O reality show quer falar e contar sua própria história, nós apenas facilitamos isso."

Leia também: Militares são os primeiros gays a se casarem em academia do exército americano

RuPaul também foi jurado de uma nova categoria do Festival de Sundance, o "NEXT Innovator Award", que celebra obras inovadoras e abordagens diferentes para contar histórias. "Agora, mais do que nunca, precisamos abrir um caminho para novas vozes compartilharem suas verdades", afirmou. Os vencedores escolhidos foram "Night Comes On" e "We the Animals".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.