Tamanho do texto

Durante debate sobre a legalização do casamento gay no país, o deputado Tim Wilson pediu a mão do companheiro com quem está junto há 9 anos

O deputado liberal Tim Wilson pediu nesta segunda-feira (4) a mão de seu companheiro Ryan Bolger durante um debate sobre a legalização do casamento gay na Austrália. O país está no processo para legalizar o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, com a maioria da população já tendo votado a favor da medida.

Leia também: Casamento gay supera penúltimo obstáculo para ser legalizado na Austrália

Ryan, à esquerda, aceitou o pedido de casamento feito pelo deputado Tim, à direita
Reprodução/Youtube/Guardian Australia
Ryan, à esquerda, aceitou o pedido de casamento feito pelo deputado Tim, à direita

Ao começar o debate, o deputado Wilson, do mesmo partido que o primeiro-ministro, Malcolm Turnbull, disse que a pessoa que ele deveria agradecer primeiro era o seu parceiro Ryan. “Você teve que tolerar mais do que a maioria, porque teve que me aguentar”, brincou Tim em vídeo divulgado pela imprensa australiana. 

“Este debate tem sido a trilha sonora do nosso relacionamento, e nós dois sabemos que esta questão não é o motivo pelo qual nós nos envolvemos na política. No meu primeiro discurso, eu defini nosso vínculo pelos anéis que estão em nossas duas mãos esquerdas, e eles são a resposta para uma pergunta que não podemos fazer.”

"Resta somente uma coisa a fazer. Ryan Patrick Bolger, você quer se casar comigo?". "Sim", respondeu seu companheiro que estava na galeria do público. O casal, que está junto há nove anos, foi aplaudido pelas pessoas que acompanhavam o debate.

Leia também: Sem referência para própria festa, casal cria revista de casamento para lésbicas

Casamento gay na Austrália

O país está no processo para legalizar o casamento gay. O Senado da Austrália já aprovou projeto de lei mas, para entrar em vigor, ele ainda deve ser votado pela Câmara dos Deputados. Com 43 votos a favor, 12 contra e várias abstenções e ausências, o projeto de lei da legalização do casamento gay apresentado pelo senador liberal Dean Smith foi aprovado na casa. Smith agradeceu todos os lados da política pelo o que ele chamou de um debate "respeitoso".

Leia também: Famosos comemoram votação a favor do casamento gay na Austrália

O governo australiano consultou a população para saber se eles eram a favor do casamento entre pessoas do mesmo sexo e o resultado da votação foi divulgado no dia 14 de novembro. Milhares de pessoas estavam reunidas em Sidney quando foi revelado que 61,6% dos eleitores consultados aprovaram a igualdade de matrimônio e que 38,4% votaram contra à medida.

Caso a legalização realmente ocorra, o que deve acontecer ainda este ano, o deputado Tim Wilson e seu companheiro Ryan finalmente vão poder oficializar o seu relacionamento.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.