Tamanho do texto

Em “Andi Mack”, o Disney Channel mostra um dos personagens principais descobrindo que tem sentimentos por outro garoto

O Disney Channel fez história ao exibir pela primeira vez um personagem adolescente assumidamente homossexual em uma série voltada para o público jovem. No episódio de estreia da segunda temporada de  "Andi Mack",  Cyrus, um dos personagens principais da série, revela ter sentimentos amorosos por outro garoto. Entretanto, a iniciativa não agradou a todos e, por causa do enredo, o programa não poderá ser exibido no Quênia.

Leia também: Desenho "Doutora Brinquedos" mostra casal lésbico e divide opiniões

A série da Disney apresenta um personagem adolescente gay
Divulgação
A série da Disney apresenta um personagem adolescente gay

Ezekiel Mutua, que é o CEO do Kenya Film Classification Board, organização que dá classificações indicativas para obras de ficção, anunciou em seu Twitter a proibição da série da Disney no país africano . “Qualquer tentativa de transmitir um programa gay no Quênia será impedida com toda a força da lei", disse. "A homossexualidade vai contra a cultura coletiva e os valores defendidos pelo povo do Quênia. As crianças devem receber informações corretas. A família é uma união de pessoas do sexo oposto", acrescentou.

Leia também: Artista recria personagens de desenhos como se fossem pessoas transexuais

Além disso, ele também falou sobre a decisão em seu Facebook. “Conteúdo gay não será exibido no Quênia. Ponto. Quando se trata de proteger as crianças da exposição ao conteúdo ruim, somos determinados e não iremos voltar atrás. A instituição da família é santificada. É a unidade básica da sociedade e é derivada de uma união entre um homem e uma mulher. Qualquer outra doutrina, ensino ou informação é uma heresia e uma farsa”.

Personagem gay

O episódio que está causando essa polêmica mostra a protagonista da série, Andi (Peyton Elizabeth Lee) descobrindo que ela e seu melhor amigo, Cyrus (Joshua Rush), são apaixonados pelo mesmo garoto, um colega da escola chamado Jonah (Asher Angel). Na trama, Cyrus tem dificuldades em aceitar seus sentimentos e entender que pode estar apaixonado por outro menino. 

Leia também: Ilustrações de jovem trans são censuradas por escola e caso tem reviravolta

“Andi Mack é uma série sobre jovens descobrindo quem eles são e todos envolvidos na produção tomaram cuidado para ter certeza que o episódio será apropriado para todas as idade, e para que ele passasse uma mensagem poderosa de inclusão e respeito pela humanidade”, informou a Disney em comunicado oficial.

    Leia tudo sobre: gay
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.