Tamanho do texto

Ivana ganhou um aliado no 100º capítulo de “A Força do Querer”; Tarso Brant interpreta Tereza, um homem trans que falará sobre questões de gênero

No 100º capítulo de “A  Força do Querer”, que foi ao ar na noite de quinta-feira  (27), a personagem Ivana, interpretada por Carol Duarte, ganhou um aliado. Anteriormente conhecido na mídia como Tereza, Tarso Brant foi escalado para viver um personagem que ajudará a jogadora de vôlei a entender o conflito com o próprio corpo, experiência que ele teve na realidade por ser um homem trans.

Leia também: 7 atores transgêneros que estão fazendo sucesso na mídia

Tarso Brant interpretará Tereza e será aliado de Ivana em
Reprodução/GShow
Tarso Brant interpretará Tereza e será aliado de Ivana em "A Força do Querer"

Na novela " A Força do Querer ", Tarso interpreta “Tereza”, personagem que tem seu nome de nascimento na vida real. Ivana não entende como um homem pode ser chamado de Tereza e então ele explica que é transgênero . A partir deste momento, Ivana começa a pesquisar sobre o universo trans e a entender melhor o seu próprio corpo.

Envolvimento com a novela

Antes de atuar na novela , Tarso já ajudava a autora Glória Perez nos bastidores e serviu como consultor para a criação da personagem Ivana. “Eu me senti honrado. Me identifiquei em várias cenas da Ivana, principalmente, quando ela bate nos seios”, diz Tarso ao site da novela. “Me emocionou demais porque passei por tudo aquilo. É um sentimento muito ruim se olhar no espelho e não se reconhecer, como se não fosse aquela pessoa”.

Leia também: Transgêneros na TV e a importância de discutir o tema

Para ele, a atriz Carol Duarte está brilhante no papel e mostrando muito além do problema do exterior. “[Ela] consegue falar da alma e o que a pessoa trans sente. Eu tinha uma prima igual a Simone (Juliana Paiva), que ficava incentivando o meu feminino", diz o ator, também ao site da novela.

“A diferença nem sempre é aceita. Eu sempre tive apoio dos meus pais e, quando acordei da cirurgia de retirada dos seios, senti que meu coração estava batendo mais perto de mim”, conta Tarso.

Leia também: Personagens ensinam a diferença entre de trans e travesti

A troca de nome

Apesar de ter ficado conhecido como Tereza Brant e dizer que não queria mudar de nome, Tarso decidiu entrar com processo para fazer a troca. “Depois que mudei minha aparência, chegou um momento que ser Tereza passou a me incomodar", ele explica. "Sentei com meus pais e avisei que precisava mudar. Minha mãe escolheu meu novo nome."

Ao contrário de Tarso, seu personagem em “A Força do Querer” ainda continua sendo chamada de Tereza.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.