Tamanho do texto

A novela “A Força do Querer” está discutindo questões LGBT, incluindo os transgêneros e os travestis. Você sabe a diferença entre os dois gêneros?

Gênero e sexualidade ainda são assuntos que confundem grande parte das pessoas. Com a exibição da novela “A Força do Querer” na Rede Globo, os telespectadores estão tendo mais contato com as questões LGBT que alguns dos personagens enfrentam.

Leia também: Qual a importância de discutir sobre transgêneros na televisão?

Mas, apesar de ter a Ivana, representando os transgêneros, e Nonato, como um travesti, parte do público acha que eles possuem o mesmo gênero e as mesmas questões com o próprio corpo. Você sabe a diferença entre os dois personagens de “ A Força do Querer ”?

Ivana - Transgênero

Em
Divulgação/Rede Globo
Em "A Força do Querer", Ivana é transgênero e sente que nasceu no corpo errado

Os indivíduos transgêneros são aqueles que não se identificam com o gênero de nascimento e sentem que estão no corpo errado. Apesar de ter nascido em um corpo feminino, Ivana, interpretada com Carol Duarte, não se identifica com ele.

“Eu não aguento mais me olhar no espelho e não reconhecer a imagem que o espelho está mostrando. Não sou eu. Eu não aguento mais brigar com o meu corpo o tempo todo. Sentir que o meu corpo está errado”, afirma a personagem em uma cena da novela.

Leia também: Organização LGBT faz campanha para pedir gênero "X" em passaporte

Nonato - Travesti

Nonato é travesti e se sente bem no próprio corpo
Reprodução/Globo
Nonato é travesti e se sente bem no próprio corpo

Diferentemente dos transgêneros, os travestis não sentem que nasceram no corpo errado e que precisam mudar algo neles. No caso de Nonato, vivido pelo ator Silverio Pereira, ele está muito bem com o próprio corpo e não deseja fazer nenhuma intervenção. Mesmo sendo homem, ele gosta de se vestir como mulher e fazer show como a cantora Elis Miranda.

“Eu sou travesti. Transformista. Eu quero expressar a mulher que tem dentro da minha cabeça. Mas eu não sou mulher”, já disse o personagem em cena.

Orientação sexual X identidade de gênero

Apesar de serem termos que significam coisas totalmente diferentes, muitas pessoas ainda confundem o significado de orientação sexual com identidade de gênero. Mas Nonato conseguiu explicar isso em uma cena da novela com muita didática. “Gênero não tem nada a ver com sexualidade. Gênero é o que você é: se é homem, mulher, travesti, transgênero”, explica o personagem. “Sexualidade é aquilo que você gosta. Se você gosta de homem, de mulher, das duas coisas ou de coisa nenhuma. São coisas completamente diferentes que não precisam andar juntas”.

Leia também: Esterilização não é mais obrigatória para pessoas trans em países da Europa

Em "A Força do Querer", Ivana também confunde as duas coisas e chega a acreditar que seu namorado Cláudio irá fazê-la se sentir melhor com o próprio corpo. Quando, na verdade, a sua questão está relacionada ao gênero e não à sexualidade, já que ela continua se sentindo atraída pelo seu namorado, apenas não se encaixa no corpo feminino. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.