Tamanho do texto

Os artistas LGBT são importantes para mostrar a diversidade das questões de gênero; veja os que estão se destacando na música brasileira

Quanto mais se fala sobre diversidade, mais artistas LGBT ganham destaque na mídia. Nomes como Pabllo Vittar e Linn da Quebrada estão fazendo sucesso com suas músicas e servem como exemplo para fãs que buscam representatividade no cenário musical brasileiro.

Leia também: Clipes protagonizados por casais do mesmo sexo

Veja oito artistas que estão quebrando barreiras e fazendo sucesso nas paradas brasileiras:

1. Pabllo Vittar

Pabllo Vittar é um dos artistas LGBT que estão fazendo sucesso
Reprodução/Instagram/pabllovittar
Pabllo Vittar é um dos artistas LGBT que estão fazendo sucesso

Pabllo Vittar já é uma figura consagrada para o público brasileiro e tem ganhado cada vez mais espaço. Ele ganhou notoriedade em 2015 pela música “Oper Bar”, versão em português de "Lean On", do Major Lazer. A música se tornou um grande sucesso e Pabllo conseguiu emplacar outros hits como “Todo Dia” e “K.O.”. Recentemente deu o que falar em cliques ousados para uma produção com Anitta em pleno deserto. Também fez nome como cantor no palco do programa "Amor e Sexo", da Globo. 

2. Lia Clark

Lia Clark fez sucesso com a música
Reprodução/Instagram/xliaclark
Lia Clark fez sucesso com a música "Trava Trava"

“O meu nome é Lia Clark e aqui não tem frescurinha”. É assim que Lia Clark se apresenta em seu maior hit “Trava Trava”, lançado em 2016. Também drag queen, Lia já tem milhões de visualizações em seus vídeos no YouTube.

3. Mc Queer

Mc Queer utilizou a música
Reprodução/Instagram/mcqueeroficial
Mc Queer utilizou a música "Fiscal" para responder um caso de agressão

Seu maior sucesso é “Fiscal”, uma resposta a um caso de agressão ocorrido em 2010. O estudante Luís Alberto Betonio, com 23 anos na época, foi agredido por um grupo de homofóbicos que acertaram seu rosto com uma lâmpada fluorescente quando ele estava na Avenida Paulista. No trecho “quebra a lâmpada na cara para não enfiar na bunda”, Mc Queer sugere que os agressores eram homossexuais e que não tinham coragem de se assumir.

Leia também: “Sou uma voz que tem muito a dizer e a (des)construir”, diz Linn da Quebrada

4. Linn da Quebrada

Linn da Quebrada faz sucesso com suas músicas de empoderamento
Vivi Bacco
Linn da Quebrada faz sucesso com suas músicas de empoderamento

A cantora trans Linn da Quebrada já se tornou um exemplo de famosos que desconstroem gêneros e atuam no empoderamento de minorias. Com mais de 300 mil visualizações em seu hit “Enviadescer”, Linn afirma que a autoestima funciona como uma arma contra opressões nas letras de suas músicas.

5. Glória Groove

Glória Groove empoderou drag queens em
Reprodução/Instagram/gloriagroove
Glória Groove empoderou drag queens em "Dona"

O seu vídeo do hit “Dona”, lançado em 2016, tem quase três milhões de visualizações no YouTube. A música se tornou um exemplo de empoderamento para drag queens ao retratar o desrespeito sofrido. Para responder as ofensas, Glória Groove diz “prazer, eu sou arte, meu querido”.

6. Banda Uó

Candy Mel, uma das integrantes da Banda Uó, é uma mulher trans
Reprodução/Instagram/bandauo
Candy Mel, uma das integrantes da Banda Uó, é uma mulher trans

A Banda Uó foi criada em 2010 na cidade de Goiânia. Ela é formada por Candy Mel, uma mulher trans, Davi Sabbag e Mateus Carrilho. Seus maiores sucessos incluem “Catraca”, “Cremosa” e “Gringo”.

7. Liniker

Liniker quebra padrões de gênero
Reprodução/Instagram/Liniker
Liniker quebra padrões de gênero

O cantor é um grande exemplo de quebra de padrões de gênero. Liniker é gay, negro e periférico e é um grande alvo de preconceito da sociedade. Com a banda "Liniker e os Caramelows", ele consegue mostrar força para transmitir sua mensagem.

Leia também: Veja casais homoafetivos assumidos de famosos que inspiram muita gente

8. Daniela Mercury

Daniela Mercury se tornou representante do movimento LGBT
Reprodução/Instagram/danielamercury
Daniela Mercury se tornou representante do movimento LGBT

Já consagrada no cenário musical brasileiro, Daniela Mercury se assumiu lésbica e virou uma das artistas que representam o movimento LGBT. Atualmente, a cantora é casada com a jornalista Malu Verçosa e as duas têm três filhos juntas.


    Leia tudo sobre: músicas
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.