Tamanho do texto

Não ter outros colegas de classe homossexuais pode ser muito assustador

A fase escolar não é fácil e fica ainda pior para os estudantes homossexuais. Mesmo que a escola em questão não seja um ambiente muito opressor, não ter outros alunos que estão passando pela mesma situação pode criar um sentimento de solidão.

Leia também: Como pais podem ajudar e apoiar os filhos quando eles se assumem?

Ser um dos poucos alunos homossexuais pode criar um sentimento de solidão
shutterstock
Ser um dos poucos alunos homossexuais pode criar um sentimento de solidão

Veja nove problemas que homossexuais sofrem na escola:

1. Héteros em toda a parte

A maioria das pessoas que você conhece é hétero. Você entende que cada um tem suas preferências, mas será que não podia ter mais algum homossexual por perto para te entender?

2. Relacionamento amoroso com amigos

Quando seu círculo de amigos é pequeno e você quer ter um relacionamento amoroso, aquelas pessoas do grupo que estão disponíveis começam a chamar sua atenção.

3. Festas com héteros

As festas com seus amigos héteros podem ser bem entediantes. Não tem mais nenhum gay ? Com quem ficar durante as festas? Se você começou a ir em festas quando estava na escola, provavelmente passou por isso.

Leia também: O que heterossexuais não devem fazer quando o(a) amigo(a) se assumir

4. Não se enxergar durante a aula

Seus professores não falam sobre a história de pessoas LGBT e nem passam livros de autores LGBT. Além disso, seus colegas nem se preocupam em discutir sobre a sexualidade de pessoas trans. É como se as pessoas fingissem que essas coisas não existem.

5. Solidão

Ser um dos poucos alunos LGBT da sua escola pode criar um sentimento forte de solidão. Estar sozinho pode deixar tudo ainda mais difícil de lidar.

6. Assumir sua sexualidade

Uma das partes mais difíceis é ter que se assumir. Como os colegas de classe vão agir? E os professores? Será que vai ter fofoca sobre isso?

7. Bullying

Provavelmente você passou por isso. Pode ter sido um amigo que te ofendeu depois de você se assumir ou um estranho que começou a te perseguir depois que descobriu sobre sua sexualidade . Bullying na escola pode ser aterrorizante e é uma das piores partes de ser homossexual na escola.

Leia também: Filhos respondem como é ter um pai gay

8. Não saber se irá melhorar

A fase na escola pode ser tão ruim que é até difícil acreditar que vai melhorar. Mesmo que você não tenha sofrido bullying, ter tido a experiência de ser uma das poucas crianças LGBT pode ter deixado cicatrizes.  Pode ser uma mudança lenta, mas depois fica melhor.

9. Seguir em frente

E finalmente, depois de tantos anos, finalmente acabou e você está livre para frequentar lugares com outros homossexuais. Apesar de terem tido momentos ruins na escola, também tiveram boas experiências que deixarão saudades. Mas não muita.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.