Tamanho do texto

Estar num relacionamento monogâmico não te faz menos bissexual ou queer

Por alguma razão, se identificar como bissexual ou queer ainda é uma coisa que muitas pessoas não conseguem entender. Existem todos os tipos de estereótipos sobre pessoas bissexuais como sendo "gananciosos" ou "confusos", e é difícil compreender que pessoas queer não se identificam no binarismo de gênero. Com todos esses empecilhos, as pessoas ainda sentem dificuldade em se auto-afirmar como bi ou queer.

Leia também: Qual é a importância de se assumir gay, lésbica ou bi publicamente?

Muitas pessoas ainda sentem dificuldade em se classificar como bissexual ou queer
shutterstock
Muitas pessoas ainda sentem dificuldade em se classificar como bissexual ou queer

Pensando nisso, o iGay separou cinco coisas que não te fazem ser menos bissexual ou queer:

1. Só ter se apaixonado por pessoas de um gênero

Você não precisa ter uma lista de amores antes de se identificar como bi ou queer. Você se conhece melhor do que ninguém e sabe por quem sente atração. Se você se sente atraído por dois ou mais gêneros, já pode participar do grupo.

2. Geralmente entrar em relacionamentos com pessoas de um só gênero

Se você costuma namorar pessoas de um gênero diferente ou, na maioria das vezes, sair com pessoas do mesmo sexo, você não é automaticamente heterossexual ou homossexual. Você pode apenas encontra-se mais atraído por indivíduos de um determinado sexo naquele momento. 

Leia também: "As pessoas acham que ser bi é só uma fase de indefinição"

3. Você se descrevia como outra coisa

Se você costumava se descrever como gay, heterossexual ou lésbica, mas depois você se descobriu com outros pensamentos, está tudo bem! Um dos muitos estereótipos grosseiros sobre bissexuais é que eles estão "confusos", mas francamente, a sexualidade pode ser confusa. Às vezes, leva alguns anos de auto-reflexão e experiência para descobrir como você quer se descrever.

4. Não ser assumido para todos

Muitas vezes, quando você está em um relacionamento com uma pessoa de outro sexo, as pessoas simplesmente assumem que você deve ser heterossexual. Se você se sentir confortável em contar orgulhosamente que é bissexual ou queer, bom para você! Mas você não precisa se assumir para todos para provar que sua identidade é real. Às vezes, seu chefe ou sua avó conservadora simplesmente não precisam saber tudo sobre sua vida.

Leia também: Conheça o "Viaja, Bi!", site de viagens para LGBT

5. Você está em um relacionamento monogâmico

Bissexuais e queer não se tornam heterossexuais ou homossexuais baseados no sexo da pessoa em que eles estão em um relacionamento. Estar em um relacionamento monogâmico não faz as pessoas pararem de sentir atração por outras pessoas (exceto talvez na fase de lua de mel). Você pode se casar com uma pessoa, ficar juntos até envelhecer, e ainda ser queer ou bi.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.