Tamanho do texto

Conheça os homens gays que praticam sexo sem penetração, ou gouinage

É muito comum ver nos aplicativos de relacionamento a dicotomia: passivo ou ativo? Bom, e quem não é nenhum dos dois? Quem não pratica penetração, oras, é gouine! E o que isso significa?

○ Leia também:  13 bissexuais, lésbicas e gays famosos que só se assumiram depois dos 35

Gouine é quem não gosta de sexo anal: nem de fazer e nem de receber. Eles praticam "gouinage", que é um termo em francês que significa "lesbiandade", e se refere a um sexo que não envolve penetração. No ato sexual praticado pelos gouines pode rolar masturbação, sexo oral e "frottage" (francês para fricção).

O que significa gouine?
Reprodução/Flickr/hotlantavoyeur
O que significa gouine?

Essa forma de transar é um rompimento com a ideia de que toda relação sexual tem que ter penetração e também estabelece uma horizontalidade durante o sexo, defendem os gouines. Para entender mais sobre a prática, conversamos com alguns jovens adeptos do gouinage.

Descoberta

Gustavo* costumava ser o passivo na relação, mas hoje é adepto da prática sem penetração. O estudante de Jornalismo conta que, por um tempo, achou que sexo era como o reproduzido no pornô: "um ativo tendo milhões de orgasmos no comando, enquanto um passivo aparentemente era submisso e apenas isso", e que essa era a única forma possível.

"A questão é que de todos os caras com quem transei até hoje, nenhum me fez sentir este prazer de fato", revela. 

Então, repensando a função do sexo, ele pôde rever o que poderia fazer na cama. "Sexo é prazer, certo? E, principalmente, prazer consensual", ele reflete. Optando por outras práticas, ele conheceu o sexo sem penetração. "E eu gosto muito", conta.

○  Transei sem camisinha e não sei se meu parceiro tem HIV, e agora?

Posição sexual

Giovanni*, também estudante de Jornalismo, conta que, no gouinage, ninguém fica por cima ou por baixo, mas lado a lado: "Pensamos no prazer um do outro. O sexo é a dois e não acaba quando um só goza".

Gustavo, quando descreve como é a relação sem penetração, também reforça essa questão da mutualidade: "É de igual para igual, sabe? Os dois estão sentindo prazer da mesma maneira".

○  Casamento homoafetivo cresce 5 vezes mais que união heterossexual, segundo IBGE

Sem rótulos

Gustavo tem ressalvas ao se aderir ao rótulo, pois não descarta a possibilidade de realizar penetração algum dia. "Ainda não achei uma pessoa em que eu sinta confiança suficiente para isso", ele conclui. 

Assim como Gustavo, Giovanni segue a prática, mas prefere não se definir como gouine. Entretanto, suas razões são outras. "Gouinage significa lesbiandade, mas sexo sem penetração não significa sexo lésbico. Sexo lésbico é entre mulheres", explica.

*nomes usados são fictícios

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.