Confira lista com os gays brasileiros, vivos ou não, mais conhecidos e importantes na história nacional
A Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais estima que aproximadamente 18 milhões de brasileiros e brasileiras sejam homossexuais. Alguns destes 18 milhões são médicos, professores, empresários, jornalistas; outros, são gays brasileiros muito, muito famosos.
○ Leia também: Conheça Valentina Sampaio, a modelo trans que é aposta nacional nas passarelas
Conheça ou relembre alguns dos gays brasileiros mais famosos e importantes na história nacional. Você já conhecia todos eles?
Clodovil Hernandes

Figura polêmica e controversa, Clodovil Hernandes foi um famoso estilista e político brasileiro. Foi o primeiro gay brasileiro assumido a ser eleito deputado federal. Apesar de sua sexualidade, afirmava ser contra diversas políticas caras à comunidade LGBT, como o casamento homossexual.
Ney Matogrosso

Eleito pela revista "Rolling Stone" como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos, Ney Matogrosso, em 10 anos de carreira, já acumulava dois Discos de Platina e outros dois Discos de Ouro. O cantor recentemente investiu também na carreira como ator.
○ Conheça Romaine Brooks, a artista lésbica que pintou as mulheres de sua vida
Marco Nanini

O ator Marco Nanini assumiu sua homossexualidade em 2011, à revista Bravo!. Ele afirma que foi um ato político, mas que não considera que saiu do armário, pois nunca entrou nele. A segunda versão da série "A Grande Família", na qual atuou como o patriarca Lineu, ficou no ar por 13 anos devido ao grande sucesso com o público.
Paulo Gustavo

Conhecido por sua atuação em "Minha mãe é a peça", o comediante Paulo Gustavo é casado desde 2015 com outro homem e não esconde sua sexualidade. Começou a ganhar notoriedade em 2004 e Dona Hermínia é uma de suas personagens mais conhecidas .
○ 7 filmes e séries com temática LGBT para assistir no Netflix
Luiz Fernando Guimarães

Ator de comédia, Luiz Fernando Guimarães é homossexual e declarou ser casado. É muito conhecido por ter atuado ao lado de Fernanda Torres na série "Os Normais", que rendeu também um longa-metragem.
Caio Fernando de Abreu

Caio Fernando de Abreu foi jornalista, dramaturgo e escritor. Morreu no mesmo dia de Mário de Andrade, 51 anos depois, em decorrência das complicações causadas pelo vírus da Aids. Entre suas principais obras, figura "Morangos Mofados", livro de contos em que aborda questões como a morte, a sexualidade e a solidão, temas comuns às suas obras. Autor viveu exilado durante a Ditadura Militar.
Mário de Andrade

Mario de Andrade teve uma forte influência na arte nacional como um todo. Atuou em diversas frentes relacionadas ao modernismo em São Paulo, desde música até poesia. Sua homossexualidade é ainda um tema obscurecido pela censura incentivada pela família e pelos herdeiros.
A carta em que deixa sua sexualidade explícita para Manuel Bandeira só foi disponibilizada para consulta na íntegra em 2015. Antes, já havia sido publicada, mas com os trechos em que o poeta fala a respeito da sexualidade omitidos.
○ Uma lista dos 10 melhores filmes gays que você não viu e não pode perder
Clóvis Bornay

De seus 89 anos de vida, 69 deles foram dedicados ao Carnaval. Clóvis foi carnavalesco da Salgueiro, da Unidos de Lucas, da Mocidade, da Unidos da Tijuca, da Viradouro e da Portela, escola na qual teve presença mais marcante. Foi também museólogo.
David Brazil

David Brazil é o nome artístico de Francisco David dos Santos. A escolha foi, segundo o promoter, porque David tinha gosto pelas lojas "Yés, Brazil", mas não tinha dinheiro para comprar as roupas da marca. O nome foi, então, uma homenagem. David Brazil trabalha na televisão e não esconde sua sexualidade.
○ Por que os famosos não se assumem gays?
Jean Wyllys

Deputado federal pelo Rio de Janeiro desde 2011, Jean Wyllys tornou-se conhecido por ter vencido a edição de 2005 do reality show "Big Brother Brasil", da TV Globo. Wyllys é do Partido Socialismo e Liberdade, o PSOL, e é conhecido por defender e lutar pelos direitos humanos e pela diversidade.
Você acha que faltam gays brasileiros famosos nessa lista? Comente na nossa página do Facebook.