Tamanho do texto

Após notícias sobre transexuais gerarem dúvidas entre internautas, o colunista Renan Oliveira fala sobre ideologia de gênero, orientação sexual e sexo biológico

“Seu sexo não define quem você é, o que você gosta ou não gosta”, diz Renan Oliveira
Divulgação
“Seu sexo não define quem você é, o que você gosta ou não gosta”, diz Renan Oliveira

Na última segunda-feira (16), o iGay publicou a notícia de um homem transexual que descobriu gravidez durante mudança de sexo . Nas redes sociais, algumas pessoas se demonstraram confusas com a informação. “Era mulher e virou homem para ficar com outro homem?”, questionou um internauta.

Renan:
Reprodução
Renan: "Identidade, sexualidade e órgão sexual não estão interligados"

Com isso, o Renan Oliveira aborda na coluna desta semana as diferenças entre identidade de gênero, orientação sexual e sexo biológico. “Ser ‘macho’ ou ‘fêmea’ não define sua identidade porque papéis de homem e mulher são construídos pela nossa sociedade”, explica.

No início do ano, explicamos  12 coisas que você queria saber sobre trans e não tinha para quem perguntar . Dentre os questionamentos, a psicanalista Letícia Lanz mostra que transgênero não é uma identidade, mas "uma condição sociopolítica de desvio das duas categorias oficialmente aceitas: homem e mulher. Transexual, travesti e drag queen estão sob o leque de pessoas transgêneras".

No vídeo, Renan Oliveira completa: “Seu sexo não define quem você é, o que você gosta ou não gosta”.

+ Renan: "Como saber se é hora de se assumir gay para a família e amigos?"

Renan traz informação, militância, entretenimento e estilo de vida semanalmente por aqui; só dar play!

VEJA TODAS AS NOTÍCIAS DO IGAY

Renan Oliveira é o novo colunista do iGay
Arquivo pessoal
Renan Oliveira é o novo colunista do iGay

O paulistano Renan Oliveira, 19 anos, começou a produzir conteúdo na internet para se conectar com o mundo e foi capturado pelo iGay para mostrar seu ponto de vista bem-humorado semanalmente por aqui. Futuro estudante de cinema, a maior inspiração na telona é o cineasta Xavier Dolan (sim, o que fez "Hello" da Adele). Já no Youtube, gosta do Luba e da Jout Jout. Pisciano sonhador, ainda acredita em "Telephone" part 2 (aquele clipe da Lady Gaga com a Beyoncé, saca?). Quer mais? Assista ao canal Renan e as Focas .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.