Tamanho do texto

Rotulada com a bandeira do arco-íris, a bebida foi criada justamente pela falta de produtos voltados para a comunidade

Nada como celebrar a diversidade sexual e de gênero com uma taça de vinho espanhol - e a comemoração fica ainda melhor se o próprio vinho já é feito para nós, LGBTs. Idealizado pelo espanhol Ismael Amor, o Orgullo Wine deixa claro logo na embalagem que ele foi feito para ser consumido por aqueles que não têm preconceito: o belo rótulo é a bandeira do arco-íris, símbolo mundial do orgulho gay.

Orgullo Wine é o primeiro vinho voltado para o público LGBT
Divulgação
Orgullo Wine é o primeiro vinho voltado para o público LGBT

"Depois de fazer vários projetos voltados para a comunidade LGBT, Ismael viu que não havia nenhum vinho específico para eles e que celebrasse o orgulho e a paixão, ao contrário de várias outras bebidas como spritz e cervejas", conta o produtor do vinho Orgullo Wine, Dominique Lombard, em entrevista ao iGay .

Vimos muitas pessoas heterossexuais comprarem o vinho como uma lembrança ou bebendo em restaurantes, como um sinal de apoio e aceitação da comunidade LGBT"

O vinho, que chegou ao Brasil em junho deste ano por meio da importadora La Pastina, começou a ser produzido em 2012 na região de Albacete, na Espanha, com o intuito de se tornar referência para o consumidor LGBT. Segundo estudos apresentados pela empresa, 40% dos homens gays e 30% das mulheres lésbicas consomem vinho semanalmente.

"A La Pastina vê a importação do Orgullo Wine [para o Brasil] como uma oportunidade comercial pelo pioneirismo do produto", conta o diretor da empresa, Celso La Pastina.

E mesmo que qualquer ação que envolva a minoria LGBT acabe se tornando alvo de críticas dos mais conservadores, o vinho espanhol foi bem recebido tanto no país de origem como no Brasil.

Também para heteros

"Neste ano, em Madrid, durante a Parada Gay, vimos muitas pessoas heterossexuais comprarem o vinho como uma lembrança ou bebendo em restaurantes próximos ao evento, como um sinal de apoio e aceitação da comunidade LGBT. Nas mídias sociais, também tivemos avanços muito positivos e conseguimos o apoio de muitas pessoas", disse Lombard.

Tinto: carnes vermelhas e massas

O vinho está disponível na versão tinto e branco. Orgullo Tinto 2012 é elaborado com as uvas Petit Verdot (48%), Cabernet Sauvignon (35%), Merlot (15%), Garnacha (12%) e envelhecido por seis meses em barris de carvalho francês. Ele é recomendado para consumo com carnes vermelhas grelhadas, molhos de média intensidade, massas com molhos à base de tomate, presunto cru e outros embutidos, além de queijos de média maturação.

Branco: aves e peixes

Já o Orgullo Branco 2013 é produzido com as uvas Sauvignon Blanc (80%) e Chardonnay (20%). Parte da uva Chardonnay fermenta em barricas novas de carvalho francês. Ele cai bem com aves grelhadas e assadas com molhos leves, preparações a base de pescados, frutos do mar, massas salteadas em manteiga e sálvia, além de queijos amarelos, como gouda e gruyère. As duas versões têm o preço sugerido de R$ 69.

Veja também 30 fotos de casamentos gaysque vão derreter seu coração:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.