Tamanho do texto

Pesquisa apontou que a juventude do país está mais aberta a se relacionar com pessoas do mesmo sexo do que os adultos

Metade dos jovens britânicos não se identifica como heterossexual
Thinkstock/Getty Images
Metade dos jovens britânicos não se identifica como heterossexual

A sexualidade existe em um espectro muito maior do que alguns rótulos impostos pela sociedade - e parece que a juventude entendeu isso mais rápido do que o restante da população. De acordo com uma pesquisa da ONG britânica YouGov, cerca de metade dos jovens entre 18 e 24 anos não se identificam como sendo exclusivamente heterossexuais.

A instituição entrevistou 1.632 pessoas de diversas faixas etárias e pediu para que elas se encaixassem em uma escala de 0 a 6, sendo 0 exclusivamente heterossexual e 6 exclusivamente homossexual. Entre a população total, 72% dos adultos disse ser exclusivamente hetero, 4% exclusivamente homossexual e 19% se encaixa em diversos níveis de bissexualidade.

No entanto, entre os jovens de 18 a 24 anos, as respostas foram bem mais variadas. Apenas 46% deles disse ser exclusivamente heterossexual. Isso não significa que mais jovens são gays - apenas 6% dos entrevistados afirma ser exclusivamente homossexual, enquanto 48% dos jovens se encaixa em diferentes níveis de bissexualidade.

"Claramente as respostas não apontam para uma bissexualidade ativa, mas se colocar como nível 1 (marjoritariamente heterossexual e com pequena tendência homossexual) permite a possibilidade de experenciar sentimentos e relacionamentos homossexuais. Mais do que qualquer coisa, isso indica o crescimento de uma mente mais aberta em relação à sexualidade", concluiu a organização.

Na segunda fase da pesquisa, os entrevistados tiveram de responder se consideravam a possibilidade de se sentirem atraídos, fazer sexo ou ter um relacionamento com alguém do mesmo sexo, caso a pessoa certa aparecesse no momento propício. Pessoas que se encaixaram no nível 1 apresentaram 35% a mais de chances de considerar a possibilidade do que quem se definiu como exclusivamente heterossexual.

LEIA MAIS NOTÍCIAS NO IGAY

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.