Tamanho do texto

Em homenagem ao Dia Internacional Pelos Direitos LGBTs, parlamento carioca realiza uma sessão solene

Neste dia 28 de junho, se comemora Dia Internacional pelos Direitos LGBTs. Para lembrar a data, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro promove uma sessão solene dedicada às temáticas da homossexualidade na tarde desta sexta-feira.  

Tufvesson: “Sempre tivemos os mesmos deveres e por isso lutamos pelos mesmos direitos”
Isabela Kassow
Tufvesson: “Sempre tivemos os mesmos deveres e por isso lutamos pelos mesmos direitos”

Curta a página do iGay no Facebook

A iniciativa da vereadora Laura Carneiro (PTB)  tem como convidado o estilista  Carlos Tufvesson , coordenador especial da Diversidade Sexual da prefeitura do Rio. Ao lado do presidente do Grupo Arco-Íris, Julio Moreira,  e da representante do Movimento D'ELLAS, Yone Lindgren , Tufvesson promove as questões da comunidade LGBT. 

28 de junho se tornou um marco na militância LGBT mundial em 1969, quando ocorreu na cidade de Nova York, a chamada Revolta de Stonewall.

O novo da revolta se deve a um bar gay (The Stonewall In) que sofria repetidas batidas policiais sem justificativa. No dia citado, os frequentadores se revoltaram contra a polícia, num tumulto que durou três dias, marcando o inicio da luta pela igualdade de direitos.

“O dia 28 lembra que há 44 anos cidadãs e cidadãos LGBTs lutam por direitos civis e humanos que já possuem por sua constituição”, obeserva Tufvesson. “Sempre tivemos os mesmos deveres e por isso lutamos pelos mesmos direitos", conclui. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.