Tamanho do texto

Ex-tenista acredita que no esporte é mais fácil para as mulheres se assumirem homossexuais do que para os homens

Dona dos principais títulos do mundo tênis, a ex-tenista theca naturalizada americana Martina Navratilova , 56, será um destaques principais do Parada do Orgulho Gay de Londres, que acontece no dia 29 de junho. Numa entrevista sobre o evento, Martina disse que ainda há muito atletas gays não assumidos no mundo do esporte, inclusive tenistas.

CURTA A PÁGINA DO IGAY NO FACEBOOK 

Para Martina, se assumir homossexual é algo mais difícil para os atletas masculinos do que para as esportistas. “No mundo do entretenimento, é mais fácil para os homens saírem do armário, já no esporte é o contrário, o número de mulheres assumidas é muito maior... Nos Estados Unidos,só temos o astro do basquete Jason Collins ”, argumentou a ex-tenista numa entrevista publicada no jornal Daily Mail.

Martina disse ainda que não entende porque atletas de práticas esportivas como o tênis escondem a sua sexualidade. “Realmente, é mais difícil se assumir nos esportes coletivos, nos quais você pode ficar sem jogar. Mas essa justificativa não serve para os tenistas gays não se assumirem. Nós sabemos que eles existem, mas eles estão presos no armário”, afirmou.

Martina Navratilova com a mulher Julia Lemigova
Getty Images
Martina Navratilova com a mulher Julia Lemigova

Lutando há três décadas contra a homofobia no mundo do esporte, Martina se assimiu homossexual em 1981, numa atitude corajosa e pioneira no universo esportivo. Depois disso, ela foi premiada inúmeras vezes por sua importância na luta pelo respeito a diversidade sexual e no combate ao preconceito.

A tcheca naturalizada americana namora desde 2006 a modelo russa Julia Lemigova , 41. As duas vivem juntas em Paris, onde criam a filha de Julia.

Além do já citado Jason Collins, 34, o caso mais recente de atleta gay que se assumiu aconteceu no futebol. O jogador Robbie Rogers , 25,saiu do armário em fevereiro, mesma época em que anunciou que estava abandonando o esporte.

Posteriormente, no mês de maio, Robbie retornou ao futebol, quando foi anunciada a sua contratação pelo time do Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.