Tamanho do texto

Fazendo história, Vincent Aubin e Bruno Boileau trocaram votos na prefeitura diante do prefeito, parentes e amigos após seis anos juntos. Veja vídeo

Reuters

Nesta quarta-feira (29), a França realizou o seu primeiro casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, na cidade de Montpellier. No país onde a oficialização da união gay enfrentou mais protestos,  Vincent Aubin e Bruno Boileau  puderam se casar no prédio da prefeitural local. 

Curta a Página do iGay no Facebook

Aubin e Boileau estão juntos há seis anos. Eles se conheceram num fórum online sobre música. Os noivos trocaram votos diante do prefeito de Montpellier. Parentes e amigos acompanharam cerimônia.  "Vamos ser iguais a qualquer outro casal nessa situação", brincou Aubin, durante uma coletiva de imprensa na porta da prefeitura. 

Mesmo orgulhosas de comandar a cidade da França mais amigável aos gays, as autoridades municipais abandonaram o plano de transmitir a cerimônia ao vivo em um telão instalado numa praça. Eles ficaram com medo de oposicionistas radicais tumultuassem a cerimônia.

É um momento estressante para Victor e Bruno. Há pessoas que vão tentar marcar este dia simbólico, com palavras de ódio", disse Elodie Brun, coordenadora da Associação do Orgulho Gay de Montpellier. 

O casamento acabou sendo  transmitido ao vivo pelo site da prefeitura da cidade.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.