Tamanho do texto

Parlamento debate a união civil entre pessoas do mesmo sexo nesta terça

A onda da legalização do casamento civil gay avança rapidamente pelo mundo. A Inglaterra pode se tornar o 16º pais a permitir a união legal entre pessoas do mesmo sexo. Nesta terça-feira (21), esse é o assunto que vai mobilizar os debates no parlamento.

CURTA A PÁGINA DO IGAY NO FACEBOOK 

A lei de casamento gay é um projeto do gabinete do primeiro-ministro David Cameron
Getty Images
A lei de casamento gay é um projeto do gabinete do primeiro-ministro David Cameron

Em fevereiro deste ano, a Câmara dos Comuns já havia dado parecer favorável a lei do casamento gay, que teve seu projeto formulado pelo gabinete do primeiro-ministro David Cameron . A proposta rachou o Partido Conservador, do qual Cameron faz parte. A agremiação se divide entre parlamentares favoráveis e radicalmente contrários à legislação.

Além da permissão do casamento gay, a proposta do governo permite que parceiros de um casal mudem de sexo e permaneçam casados.

Se for aprovada nesta terça, a legislação do casamento gay vai para Câmara do Lordes, que poderá transformar o projeto em lei. 

África do Sul, Argentina, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, França, Groelândia, Holanda, Islândia, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Suécia e Uruguai já possuem leis federais que permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

No Brasil, não há ainda uma lei nacional, mas o Supremo Tribunal Federal e o Conselho Nacional de Justiça decidiram que o casamento entre homossexuais deve ser realizado em todos os cartórios brasileiros.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.