Tamanho do texto

Manifestação marcou início da “Semana do Arco-Íris”. Homossexualidade ainda é tabu em país asiático

Começando a programação da “Semana do Arco-íris”, que acontece até 6 de maio, a cidade de Tóquio realizou no último domingo (28) a sua parada gay. A estimativa é que cerca de 12 mil pessoas tenham participado do evento em prol do movimento LGBT. 

CURTA A FANPAGE DO IGAY NO FACEBOOK 

A organizadora  da parada,  Hiroko Masuhara , de 35 anos, revelou ao site PinkNews que aumentou o número de mulheres e de estrangeiros que participaram do evento. "Esta é a nossa primeira tentativa de criar um vínculo com os muitos grupos de minorias sexuais. O desfile é um evento simbólico", afirmou. 

Koyuki Higashi , 28, e Hiroko foram o primeiro casal gay a se casar na Disney Toquío  no mês passado. Sem o reconhecimento legal das uniões homossexuais no Japão, elas oficializaram a união em uma cerimônia cristã com a presença de funcionários do parque vestidos como Mickey e Minnie Mouse, além de trinta amigos.

O casal conta que o casamento foi realizado graças a uma politica da Disney em vigor desde 2007, que permite casamento de pessoas do mesmo sexo em seus parques.

Em um país onde a homossexualidade ainda é um tabu, e viu o seu primeiro político abertamente gay eleito no ano passado, o casamento das ativistas foi recebido com entusiasmo pelos gays e manifestantes locais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.