Tamanho do texto

GLAAD Awards contou com a presença dos astros Leonardo DiCaprio, Charlize Theron, Drew Barrymoore e Jennifer Lawrence. O ex-presidente Bill Clinton foi o grande homenageado

A noite foi de gala para a comunidade LGBT dos Estados Unidos no último sábado (20). Astros de Hollywood como Leonardo DiCaprio, Charlize Theron. Drew Barrymoore,  Jennifer Lawrence, Betty White,  Kirsten Dunst e Chris Evans, acompanhado do irmão gay Scott Evans,  compareceram ao hotel JW Marriott, em Los Angeles (EUA), para prestigiar o GLAAD Awards. 

Organizado pela Aliança Gay e Lésbica Contra a Difamação, o prêmio homenageia as melhores representações da comunidade LGBT no cinema e na TV. Personalidades que apoiam a causa gay também são premiadas.  

O grande homenageado da noite foi o ex-presidente americano Bill Clinton , que recebeu o prêmio “advogado da mudança”, pelo apoio que ele deu ao casamento gay e por seus atos quando estava no governo, como nomear o primeiro embaixador abertamente gay para representar os Estados Unidos. 

Por outro lado, medidas controversas do governo dele fizeram parte da comunidade LGBT criticar sua premiação.  Quando era presidente, Clinton manteve a política "Don't Ask, Don't Tell" (Não Pergunte, Não Fale) em relação a presença de gays nas Forças Armadas dos Estados Unidos. 

Em 1996, por conveniência política, ele assinou uma lei que definia o casamento como sendo um ato entre um homem e uma mulher, impedindo o reconhecimento em nível federal do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Posteriormente, já fora do governo, Clinton passou a defender o fim dessa lei que ele mesmo assinou. Atualmente, a Suprema Corte dos EUA discute a revogação dessa legislação. Coube a atriz Mary Steenburgen o papel de defensora da premiação do ex-presidente. 

Além de Clinton, foram premiadas produções que melhor representaram a comunidade gay. A  série “The New Normal” ganhou na categoria comédia e  "American Horror Story: Asylum", como minissérie. "Days of Our Lives" foi a novela vencedora. O tocante longa  "As Vantagens de Ser Invisível" foi escolhido como filme.

O programa de entrevistas de Oprah Winfrey na TV a cabo americana, o "Oprah’s Next Chapter", também foi premiado na categoria Talk Show, por edição especial que mostrou a vida do ator  Neil Patrick Harris e do seu marido  David Burtka, como os filhos gêmeos do casal. 

Veja mais no iGay: 
10 filmes gays para ficar de olho em 2013
Jackie Chan “sai do armário” em apoio à comunidade LGBT

    Leia tudo sobre: gay
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.