Pesquisa analisou 100 cidades para saber quais são as melhores para pessoas LGBT; São Paulo ficou em 35º lugar e foi a melhor colocada da América Latina

São Paulo foi considerada a melhor cidade da América Latina para pessoas LGBT visitarem ou morarem. A pesquisa, feita pelo site “Nestpick”, analisou 100 cidades ao redor do mundo para descobrir quais são os lugares mais inclusivos para pessoas LGBT. A capital paulista ficou em 35º lugar e o Rio de Janeiro apareceu em 41º. Nossa vizinha Buenos Aires, na Argentina, ficou na 43ª posição.

Leia também: Pesquisa revela que 21% dos britânicos recusariam convite para casamento gay

São Paulo ficou em 35º lugar no ranking que analisou 100 cidades ao redor do mundo
shutterstock
São Paulo ficou em 35º lugar no ranking que analisou 100 cidades ao redor do mundo

A pesquisa foi feita em mais de 80 países com cerca de 2.500 pessoas LGBT. Os entrevistados davam até cinco estrelas para os critérios analisados, que incluíam: relacionamento amoroso com outras pessoas LGBT, vida noturna e se os cidadãos eram abertos a pessoas LGBT. Nestes itens, São Paulo se destacou e teve quase nota máxima, com 4.57, 4.75 e 4.36, respectivamente.

Outro item analisado pelos pesquisadores foi a questão da segurança. Para isso, foram usados dados públicos fornecidos pelos departamentos de polícia de cada uma das 100 cidades sobre o número oficial de crimes de ódio per capita relatados em 2016. A cidade com o menor número de crimes relatados recebeu uma pontuação de segurança máxima de cinco estrelas, enquanto a cidade com o maior número de crimes recebeu uma pontuação mínima de uma estrela.

Leia também: Gays se posicionam contra casamento homoafetivo e são duramente criticados

Os direitos LGBT também não foram esquecidos. Uma nota máxima de cinco estrelas foi concedida aos países que permitem o casamento e adoção por casais do mesmo sexo, além de o direito de os cidadãos LGBT servirem nas forças armadas e de mudarem sua identidade de gênero legalmente.

As melhores cidades

Madri, na Espanha, foi eleita como a melhor cidade do mundo para pessoas LGBT. Veja as 10 primeiras colocadas:

1. Madri (Espanha)

2. Amsterdam (Alemanha)

3. Toronto (Canadá)

4. Tel-Aviv (Israel)

5. Londres (Reino Unido)

6. Berlim (Alemanha)

7. Brighton (Reino Unido)

8. Barcelona (Espanha)

9. Nova York (Estados Unidos)

10. São Francisco (Estados Unidos)

Leia também: Ilustrações de jovem trans são censuradas por escola e caso tem reviravolta

Apesar de ter recebido uma boa nota nos três fatores de estilo de vida (relacionamento amoroso, vida noturna e abertura dos cidadão), São Paulo caiu na lista por causa de sua nota na questão de segurança, em que ficou com 1,12, de 5 pontos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.