Universidades norte-americanas iniciaram uma campanha que tem como objetivo disponibilizar absorventes gratuitamente para homens transexuais que ainda menstruam; veja mais informações sobre esse projeto

Como forma de apoiar estudantes homens transgêneros, universidades norte-americanas estão fornecendo gratuitamente absorventes nos banheiros masculinos. A campanha surgiu como forma de ajudar e apoiar homens trans que ainda não pararam de menstruar e podem precisar de produtos femininos.

Leia também: Campanha libera transgênero para escolher banheiro nas universidades

Como forma de apoiar homens trans, universidades passaram a distribuir absorventes também no banheiro masculino
Shutterstock
Como forma de apoiar homens trans, universidades passaram a distribuir absorventes também no banheiro masculino

A universidade de Wisconsin-Madison foi a mais recente a anunciar que também está participando do programa. Em um e-mail para o site de notícias escolares "The College Fix", a universidade explica que vai começar a oferecer os produtos de higiene em três edifícios diferentes no campus. Dois dos edifícios, Helen C. White e Sterling halls, vão oferecer os produtos apenas no banheiro das mulheres. Porém, o terceiro, The Red Gym, terá absorventes disponíveis tanto nos banheiros femininos quanto nos masculinos e nos de gênero neutro.

Steve Wagner, o porta-voz da universidade, afirma que a escola quer garantir que qualquer pessoa que precise do produto possa ter acesso a ele. "Os produtos menstruais estarão disponíveis em todos os banheiros do Red Gym", afirma ele no e-mail.

Leia também: App mostra localização de banheiros seguros para gays e trans

A representante estudantil Katrina Morrison foi uma das primeiras a recomendar o programa. “É definitivamente um déficit e uma carga desnecessária para [qualquer um] ter de ir comprar produtos menstruais", diz Katrina ao  portal “The Badger Herald”. "Tê-los livres e prontamente disponíveis em edifícios do campus é definitivamente uma necessidade", afirma.

Outras instituições também apoiam

A Universidade de Wisconsin-Madison é uma das várias universidades que recentemente anunciaram seus planos de fornecer produtos de higiene feminina em banheiros masculinos para garantir o acesso de homens transgêneros a eles. A iniciativa será lançada até o dia 30 de abril e fica disponível até dezembro de 2017.

Leia também: Pais de estudante processam escola por filho dividir vestiário com garoto trans

Como campanhas para fornecer produtos menstruais de graça tornaram-se cada vez mais populares nas universidades dos Estados Unidos, uma série de outros estabelecimentos também fizeram ações para tornar absorventes disponíveis para os homens trans. A Bowdoin College, uma faculdade de artes liberais privada localizada em Brunswick, no Maine, também está participando da ação. Além disso, a Universidade de Michigan, a Universidade de Maryland e a Universidade de Northwestern também já estão inclusas no programa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.