Cada vez mais, casais de lésbicas figuram na televisão brasileira. Relembre alguns dos beijos que marcaram para sempre a teledramaturgia nacional

A série da Globo "Nada Será Como Antes" já causava reboliço antes mesmo de estrear com um prometido beijo lésbico entre as atrizes Bruna Marquezine e Letícia Colin, que interpretam Beatriz e Julia na trama. 

Bruna Marquezine e Letícia Colin contracenam em Nada Será Como Antes
Globo/Estevam Avellar
Bruna Marquezine e Letícia Colin contracenam em Nada Será Como Antes

A cena foi o ar no terceiro capítulo da produção e gerou comentários nas redes sociais e muitos elogios, principalmente à interpretação de Marquezine. O beijo lésbico foi rápido, no meio de um diáologo provocante, mas deixou no ar que algo a mais acontece entre as personagens. 

Beijo lésbico entre Bruna Marquezine e Letícia Colin
Reprodução/Globo
Beijo lésbico entre Bruna Marquezine e Letícia Colin


Para que a televisão aberta chegasse a este nível, um caminho longo foi trilhado. O primeiro casal em que o relacionamento homoafetivo entre as personagens ficou mais explícito foi  Leila, interpretada por Silvia Pfeiffe, e Rafaela, vivida por Christiane Torloni, de "Torre de Babel", 1998. A recepção do público foi tão negativa que elas sequer chegaram a trocar um beijo  e foram cortadas da novela , morrendo ambas em uma explosão no shopping.

Com finais felizes ou não, os casais lésbicos  estão cada vez mais frequentes - e menos estereotipados - nas produções da televisão aberta brasileira. Relembre outros 7 beijos entre mulheres que figuraram na telinha.

▼ Leia também:  A mamãe que toda lésbica sempre quis ter: conheça Francis Goldin

1. Amor e Revolução

Fora da Globo, o primeiro beijo lésbico (daqueles de novela) aconteceu em
Divulgação
Fora da Globo, o primeiro beijo lésbico (daqueles de novela) aconteceu em "Amor e Revolução" do SBT

Este foi o primeiro beijo digno de novela. Já tinha acontecido selinho, mas nada daqueles beijões apaixonados, tão comuns à teledramaturgia. E não foi na Globo que aconteceu, não, mas no SBT. Marcela, vivida por Luciana Vendramini, e Mariana, Gisele Tigre, viveram um romance em "Amor e Revolução", obra que foi ao ar entre 2011 e 2012.

2. Mulheres Apaixonadas

Clara e Rafaela dando um selinho em peça Romeu e Julieta no último episódio de novela
Reprodução/Youtube
Clara e Rafaela dando um selinho em peça Romeu e Julieta no último episódio de novela

Alinne Moraes e Paula Picarelli tiveram o beijo lésbico que iam trocar na final de "Mulheres Apaixonadas", em 2003, vetado. Clara e Rafaela, as personagens que as atrizes representavam, respectivamente, deram apenas um selinho. Ao longo de toda a trama, a relação das garotas foi minada pela família.

7 camisetas incríveis para você dividir com sua namorada

3. Em Família

Casamento de Clara e Marina teve beijo de verdade e animou espectadores
Reprodução/TV Globo
Casamento de Clara e Marina teve beijo de verdade e animou espectadores

Clara, vivida por Giovanna Antonelli, rompeu um casamento heterossexual e assumiu seu romance com Marina, interpretada por Tainá Müller, nas cenas de "Em Família", em 2014. Além do beijo lésbico, as lésbicas tiveram um belíssimo casamento, com apoio da família.

4. Babilônia

Beijo lésbico entre Teresa e Estela em
Divulgação/TV Globo
Beijo lésbico entre Teresa e Estela em "Babilônia" gerou polêmica

Babilônia envolvia mais de uma polêmica. Além da relação homoafetiva, outro tabu era explorado no enredo: sexo na terceira idade. O boicote à novela foi intenso e a aparição do casal interpretado por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg foi minguando com o passar do tempo.

Entretanto, o episódio final de "Babilônia", de 2015, contou não apenas com beijos de Teresa e Estela, mas também de Ivan e Sérgio, interpretados por Marcello Melo Jr. e Claudio Lins, respectivamente.

Mulheres contam como deixaram um homem para viverem relações lésbicas

5. Liberdade, Liberdade

Mimi e Gironda trocam beijo em cena de nudez
Divulgação/TV Globo
Mimi e Gironda trocam beijo em cena de nudez

As prostitutas Mimi, representada por Yanna Lavigne, e Gironda, por Hanna Romanazzi, nadaram nuas, junto de outras moças do cabaré de Virgínia, interpretada por Lília Cabral, e trocaram selinho que, apesar de leve, gerou burburinho nas redes sociais. A cena de "Liberdade, Liberdade" foi ao ar em abril de 2016.

6. Felizes para Sempre?

Uma das cenas mais quentes protagonizadas por um casal de lésbicas na televisão brasileira foi em
Divulgação/TV Globo
Uma das cenas mais quentes protagonizadas por um casal de lésbicas na televisão brasileira foi em "Felizes Para Sempre?"

Em2015, a minissérie "Felizes para Sempre?" fez sucesso ao colocar no ar cenas de sexo e beijo lésbico, das mais quentes já produzidas na televisão brasileira. Maria Fernanda Cândido e Paolla Oliveira deram vida às personagems Marília e Danny Bond, ou Denise, respectivamente, que viveram o quente romance.

▼  Alvo de ironias de colegas de trabalho, gays e lésbicas têm de se posicionar

7. Verdades Secretas

Stephanie e Mayra em um dos beijos lésbicos que trocaram em
Reprodução/Twitter
Stephanie e Mayra em um dos beijos lésbicos que trocaram em "Verdades Secretas"

Yasmin Brunet, interpretando Stephanie, e Rhaissa Batista, como Mayra, viveram um romance em "Verdades Secretas", novela de 2015. A hashtag #VerdadesSecretas figurou diversas vezes nos assuntos mais comentados do Twitter tamanha a agitação que causou. Isto porque a obra ficou marcada por suas reviravoltas e constantes cenas quentes.

▼  Beijo gay em novelas: veja 8 cenas que marcaram a teledramaturgia

Elas estão em todos os lugares. São as professoras que educam nossos filhos, são as médicas que cuidam de nossas enfermidades, são as deputadas que lutam por nossos direitos, são as jornalistas que escrevem nossas matérias: cada vez mais, a mulher lésbica conquista seu espaço. E, junto deste espaço, vem maior visibilidade.

Foram 17 anos para o casal Leila e Rafaela sobreviverem, e o primeiro beijo lésbico só veio ao ar em 2011, mas a tendência é o avanço: maior quantidade e melhor qualidade de representação.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.