O FDA (Food and Drug Administration, Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos) pode relaxar política que impede homossexuais e bissexuais de doarem sangue

O FDA divulgou nesta terça-feira (12) uma proposta de alteração na política que classifica doadores de sangue homossexuais e bissexuais como pessoas de alto risco de portar o vírus da Aids. A intenção é de que a restrição se aplique apenas a homens que fizeram sexo com outros homens nos 12 meses anteriores.

Se aprovado, o projeto colocará os Estados Unidos alinhados com outros países que pedem diferimento de um ano a doadores homens homossexuais sexualmente ativos, como Austrália, Japão e Inglaterra.

Ativistas gays questionam a necessidade de um ano de abstinência. O Human Rights Campaign, maior grupo de direitos gays nos Estados Unidos, disse que o plano do FDA é um passo na direção certa, mas continua a estigmatizar homossexuais e bissexuais.

SIGA O IGAY NO FACEBOOK

Grupos médicos como o American Medical Association já haviam afirmado que o impedimento baseado na orientação sexual não é mais apoiado pela ciência, dados os avanços nos testes de HIV.

1 em 1,5 milhão

Todas o sangue doado nos Estados Unidos é testado para presença ou ausência de HIV. Mas há uma janela de cerca de dez dias entre a infecção e a possiblidade de o vírus ser detectado em exames. A Cruz Vermelha estima que a chance de receber uma doação de sangue com HIV é de uma em 1,5 milhão para pacientes dos Estados Unidos. Anualmente, são coletadas cerca de 15,7 milhões de doações no país.

Desde 1977

Nos questionários utilizados atualmente para doação nos Estados Unidos, é perguntado se os homens já fizeram sexo com outro homem desde 1977, ano que marcou os primeiros registros de Aids no país. Doadores em potencial que respondem "sim" são impedidos imediatamente de doar. O novo questionário proposto pela FDA perguntaria aos homens se fizeram sexo com outro homem nos últimos 12 meses.

* Com informações da Associated Press

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.