Música, gastronomia, festas e proximidade de outras capitais europeias são alguns dos atrativos da capital austríaca, cidade da Imperatriz Sissi e da drag queen barbada Conchita Wurst

A capital austríaca é famosa por sua herança imperial, com pontos turísticos como o Palácio Belvedere e a Residência da Imperatriz Sissi. Nomes da música clássica como Mozart e Strauss também vêm à cabeça quando se pensa na Áustria. Mas está na hora de Viena ganhar outras cores no roteiro dos turistas LGBT.

Viena sempre foi vista como uma cidade tradicional. Buscamos mostrar que não somos conservadores como pensam (Ingrid Friz-Frizberg, diretora de marketing do Escritório de Turismo de Viena)

Foi com a comunidade LGBT em mente que a austríaca Ingrid Friz-Frizberg, diretora de marketing do Escritório de Turismo de Viena, esteve em São Paulo para promover Viena como destino turístico em evento realizado na quarta-feira (6) em parceria com a Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat GLS).

Nascida e criada na capital, Ingrid ressalta o potencial da cidade para atrair o público LGBT. "Viena sempre foi vista como uma cidade tradicional. Buscamos mostrar que não somos conservadores como pensam", diz.

Ingrid Friz-Frizberg (à esquerda), Marta Dalla Chiesa (da Abrat GLS) e Thomas Bömkes (consultor de marketing LGBT para turismo em Viena) em evento em São Paulo
Reprodução
Ingrid Friz-Frizberg (à esquerda), Marta Dalla Chiesa (da Abrat GLS) e Thomas Bömkes (consultor de marketing LGBT para turismo em Viena) em evento em São Paulo

A Rainbow Parade, marcha do orgulho LGBT, ocorre sempre no mês de janeiro e é uma das maiores do mundo. O evento ocupa uma das principais vias da cidade, o boulevard Ringstrasse, e atrai celebridades nacionais e internacionais.

Em março e abril, os vienenses aproveitam o frio para realizar eventos de ski. Mas é o mês de maio que Ingrid considera um dos mais bonitos para aproveitar a cidade. "É lindo quando o sol finalmente sai porque todos vão às ruas", diz. Uma grande atração é o Life Ball, evento de caridade que arrecada fundos para o combate à Aids. Ocorre sempre em maio, geralmente na terceira semana do mês.

O Poolbar Festival também é realizado em maio, com performances de drag queens em ritmos de house, electro, techno e dubstep. O evento ocorre na Pratersauna, antiga sauna que se transformou em um dos principais clubes da cidade.

A Pratersauna mantém o mesmo chame desde a década de 60 e abre para banhos à tarde durante a época do verão. Em outras estações, a piscina fica iluminada durante à noite e serve de cenário para festas.

Nos últimos anos, o número de bares e baladas gays tem aumentado. Destacam-se o Heaven Vienna (da drag queen Miss Candy), Why Not, Up! Club e BallCanCan.

A drag queen austríaca Conchita Wurst ficou famosa ao vencer o concurso Eurovision Song em 2014. Ela ajudou a popularizar os eventos de Viena e gravou vídeos em que dá dicas de como aproveitar a cidade.

Conchita Wurst em Viena
Reprodução
Conchita Wurst em Viena


Frio, montanha, comidas e vinhos

O centro histórico de Viena é um patrimônio cultural e conta com uma série de eventos, óperas e concertos. Para quem quer esrticar a viagem, Paris está a menos de duas horas de avião.

A cidade é repleta de áreas verdes, com parques e vistas para o Rio Danúbio. Ingrid afirma que uma das qualidades de Viena é a facilidade de se locomover. Em pouco mais de uma hora, você vai do centro às montanhas, onde é possível praticar escalada. "Podemos andar livremente, é uma das coisas que eu realmente aprecio", diz.

A cultura do café vienense foi declarada patrimônio cultural da humanidade e mais de 2 mil cafés estão à disposição para quem procura uma parada agradável. 

Amantes do vinho também vão se dar bem. Única metrópole a manter vinhedos dentro dos limites da cidade, os vinhos de Viena são bastante reconhecidos. Exemplos típicos da gastronomia vienense são escalope e estrudel de maçã.

Na horas das comprinhas, um passeio obrigatório é o "Bairro Dourado", centro de compras de luxo criado em 2003. Produtos da grife Swarovski em geral têm bons preços e vale também conferir produtos de couro, ternos italianos e todo tipo de lembrancinhas para que ficou para trás.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.