O livro “As Crônicas de Miramar”, com inspiração em aventuras com componentes fantásticos como “Percy Jackson” e “Harry Potter” e seriados como “Heroes” e “Powers”, espera verba de crowdfunding para ser publicado

O jornalista de cinema Flávio St Jayme, 33, e o professor de línguas Wemerson Damasio, 34, sentiam falta de narrativas de aventura e fantasia como "Harry Potter" na literatura brasileira. Por isso, decidiram escrever "As Crônicas de Miramar", um romance de ficção voltado ao público infanto-juvenil. "A ideia era criar uma saga feita no Brasil e que fosse um pouco mais próxima de quem está aqui", diz St Jayme.

O livro ainda não foi publicado. Assim como aconteceu com J.K.Rowling, a escritora responsável pela série de livros mais vendidos da história, os autores apresentaram o original para diversas editoras brasileiras, sem sucesso. Uma editora portuguesa aceitou publicar o livro, mas pede depósito do valor equivalente a 250 exemplares na assinatura do contrato. St Jayme e Damasio colocaram o projeto no site de arrecadações Catarse e precisam levantar 8 mil reais para arcar com os gastos. Para contribuir, basta acessar o site .

Um lugar misterioso

A história se passa em Miramar, cuja localização é desconhecida por todos e abriga pessoas com habilidades especiais. Adolescentes são levados para lá a convite de Caroline Corin, que governa o lugar, e desaparecem misteriosamente.

SIGA O IGAY NO FACEBOOK

Um desses adolescentes é Isaac, de 16 anos. Ele é assumidamente homossexual, gosta de cultura pop e seu poder é enxergar dentro de um ambiente mesmo estando à distância. Como na vida real, o personagem gay está exposto a preconceitos e lida com isso na narrativa. "Assim como ser gay é comum, preconceito também é comum. Por isso quisemos inserir isso no livro", conta St Jayme.

Autores estrangeiros têm publicado muito mais (literatura gay), como 'Boy Meets Boy' (traduzido para o português como 'Garoto Encontra Garoto', de David Levithan), mas no Brasil eu não vejo isso

O autor afirma que tem acompanhado a produção literária brasileira voltada ao público infanto-juvenil, mas não vê obras que trabalham a comunidade LGBT para jovens. "Autores estrangeiros têm publicado muito mais, como 'Boy Meets Boy' (traduzido para o português como 'Garoto Encontra Garoto', de David Levithan), mas no Brasil eu não vejo isso", diz.

Isaac vai tentar desvendar os mistérios do lugar juntamente com seus novos amigos: os adolescentes Liz e Dan (que são um casal), Sara (de 9 anos) e Gabriel (de 16 anos). Os cinco jovens se envolverão diretamente nos mistérios que cercam o lugar e, cada um com sua habilidade especial, terão participação fundamental no desenrolar dos acontecimentos.

Esta edição de "As Crônicas de Miramar" tem como subtítulo "O Segredo do Camafeu de Prata". A ideia é que seja uma trilogia. Se os autores fecharem o contrato com a editora portuguesa, serão publicados mil exemplares e, se estes esgotarem rapidamente, mais 3 mil. A edição terá cerca de 300 páginas e deve custar 33 reais.

Saiba mais sobre os autores

Flávio St Jayme, 33, e Wemerson Damasio, 34, moram em Curitiba. St Jayme é jornalista, tem uma agência de comunicação e fez pós-graduação em História da Arte. Trabalhou durante dez anos com teatro, atuando e dirigindo peças, e escreve sobre cinema e entretenimento.

Damasio é professor de português e inglês nas redes estadual e municipal de Curitiba para alunos de ensino fundamental e médio. Lidando com crianças e adolescentes, ele tem acompanhado quais são os comportamentos dos jovens e o que eles buscam nos livros. É formado em Letras e fez pós-graduação em Língua Inglesa.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.