Já ouviu falar em "New Girls on the Block"? A série do canal Discovery Life mostra seis amigas que acabaram de fazer a transição e estão apresentando sua identidade feminina para o mundo, incluindo a mãe de uma e... a mulher de outra

Aiyana não vê sua mãe há três anos. Desde que anunciou que faria a transição para mulher, a família toda se afastou dela. "Fui deserdada", ela diz, na série "New Girls on the Block", que mostra seis amigas trans que vivem em Kansas City e sua introdução no mundo como mulheres.

SIGA O IGAY NO FACEBOOK

É muito difícil para mim identificar meu filho como uma mulher. Ainda não entendo direito, mas estou tentando (mãe de Aiyana)

O programa do canal Discovery Life que estreou no dia 12 de abril promove o reencontro da mãe com a filha e há muitas lágrimas, abraços e beijos. A mãe só não consegue chamá-la de outro nome que não aquele que deu para o seu filho Todd. "Você cria seus filhos de uma certa maneira e espera que eles vão ser de um jeito, que vão se casar e ter uma família, que vão ter um bom emprego", diz a mãe de Aiyana. "É muito difícil para mim identificar meu filho como uma mulher. Ainda não entendo direito, mas estou tentando."

O canal promoveu a série documental, que tem cinco episódios e apresenta um novo a cada sábado às 19 horas, como "a primeira série a realmente se infiltrar num grupo de amigas trans". As amigas, de idades variadas, se ajudam, se apoiam e falam abertamente de seus conflitos, desafios e emoções. 

Trans na TV

No dia 21 de abril, foi exibida pela rede ABC a muito esperada entrevista com Bruce Jenner, o padrasto de Kim Kardashian que decidiu falar pela primeira vez sobre seu processo trans.


Jazz Jennings (à esq.), adolescente trans de 14 anos e estrela do YouTube, com sua família
Reprodução
Jazz Jennings (à esq.), adolescente trans de 14 anos e estrela do YouTube, com sua família

Outras séries em desenvolvimento incluem um reality show em produção na TLC que vai mostrar o processo trans da jovem Jazz Jennings , que teve seus primeiros sinais de transexualidade aos dois anos de idade, apoio da família na transição e se tornou um caso símbolo dos transgêneros, tem um canal famoso no YouTube e escreveu um livro contando sua história, "I Am Jazz", lançado no ano passado. 

"Sabemos que famílias vêm em vários tamanhos e formatos, mas no centro de tudo está o amor, aceitação e apoio. A TLC quer contar a história de Jazz, que é importante e também universal, de uma maneira que celebra a diversidade e desmistifica as diferenças, como ujm esforço para criar um mundo sem preconceito", disse Marjorie Kaplan, presidente do canal TLC e do Animal Planet. 

Veja video em que Jazz responde perguntas de fãs:


A ABC Family anunciou estar desenvolvendo "My Transparent Life", produzido por Ryan Seacrest, sobre o divórcio dos pais de Ben, porque seu pai está virando uma mulher. Além disso, Lena Dunham, a roteirista de "Girls", está produzindo para a HBO um documentário chamado "Three Suits", sobre os clientes trans da alfaiataria Bindle & Keep, no bairro novaiorquino do Brooklyn.

A VH1 está produzindo, com Tyra Banks, o programa "TransAmerica", sobre modelos trans e o E!, que exibe "Keeping Up with the Kardashians", está documentando todo o processo trans de Bruce Jenner para exibir em julho.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.