Na relação diária entre homossexuais e heterossexuais, quais são os principais receios? Uma pesquisa da agência Design de Causas ouviu 35 jovens para descobrir a resposta para essa questão e entender as origens da homofobia

A Design de Causas, agência especializada em realizar estudos e projetos sobre minorias e diversidade, entrevistou jovens brasileiros para saber como é o convívio entre homossexuais e heterossexuais. O resultado deu início à campanha PazpeloAmor.

SIGA O IGAY NO FACEBOOK

"No debate eleitoral, percebemos que havia muita desinformação em torno da diversidade sexual. Como o tom de homofobia parecia subir, decidimos fazer essa campanha para tentar desfazer equívocos que estão na origem do preconceito", conta a jornalista Brenda Fucuta, da Design de Causas.

A pesquisa ouviu 35 jovens de 20 a 30 anos, utilizando grupos de debate. Foram feitos quatro encontros entre os entrevistados, de diversas orientações sexuais, religiões, classes sociais e opiniões sobre homossexualidade.

Mapa dos medos homossexuais:

Medo da rejeição

Medo da agressão física

Medo de ser morto

Medo da homofobia enrustida

Mapa dos medos heterossexuais:

Medo do fim da família

Medo do "liberou geral"

Medo de assédio por pessoas do mesmo sexo

Medo do fim da liberdade de expressão

Medo que os gays tenham tratamento privilegiado com a conquista de mais direitos civis

Sobre a pesquisa

Mediados pelo Estúdio Alecrim, os encontros aconteceram no final de 2014. Para o estudo, foram ouvidos também 12 especialistas no assunto, entre advogados, jornalistas, políticos, militantes e psicólogos.

A pesquisa concluiu que os dogmas religiosos ainda contribuem com preconceitos, apesar de os jovens estarem mais aberto a aceitar a comunidade LGBT. Outro fator que gera desentendimentos são dúvidas que heterossexuais têm sobre LGBTs.

O estudo será publicado no site PazpeloAmor, criado para abrigar a pesquisa e debates sobre o assunto.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.