Casais do mesmo sexo terão direito à certidão de casamento e está prevista uma campanha educacional sobre questões relacionadas à comunidade LGBT.

Comunidade LGBT comemora decisão
Reprodução/Facebook
Comunidade LGBT comemora decisão


Casais gays no Japão comemoram mais um passo na igualdade de direitos após o distrito de Shibuya, em Tóquio, reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A maioria da assembleia local votou pelo reconhecimento do casamento gay. As informações são do The Guardian.

Ainda que celebridades gays contem com visibilidade no entretenimento japonês, militantes afirmam que o reconhecimento dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros ainda estão longe do observado nos Estados Unidos.

A resolução entra em vigor nesta quarta-feira (1) e permitirá que casais gays aluguem apartamentos como casal e dará o direito de visitarem pessoas internadas em hospitais como membros da família.

Internautas comemoram nas redes sociais
Reprodução/Instagram
Internautas comemoram nas redes sociais

O distrito de Shibuya, conhecido popularmente pelo entretenimento e pelas compras, tem cerca de 10 mil pessoas não japonesas entre os 217 mil moradores. O distrito planeja realizar uma ação educacional sobre questões LGBT.

O prefeito de Shibuya, Toshitake Kuwahara, disse que a mudança está em acordo com o espírito amigável e progressista da área, que conta com uma mistura de clubes, restaurantes, bares e lojas.

SIGA O IGAY NO FACEBOOK

A decisão enfrentou oposição de políticos conservadores, como o primeiro ministro Shinzo Abe, que disse que a Constituição japonesa descreve casamento como "baseado no consentimento mútuo de ambos os sexos".

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.