Com movimentos inspirados em uma luta de MMA, dança e poesia se unem para discutir a "cultura do macho" em novo trabalho do Caleidos Companhia de Dança.


Nas entrelinhas da notícia da morte de um homossexual, a peça "Mairto" discute com o público temas como homoafetividade, "cultura de macho" e violência contra LGBTs, mulheres e crianças. O espetáculo é o novo trabalho do Caleidos Companhia de Dança e foi contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013. A temporada segue até o dia 16 de abril, na sede da companhia, em São Paulo. Os ingressos custam 10 reais. 

"Mairto" tem poemas, música ao vivo e uma encenação que remete aos eventos de boxe e MMA. Cada cena é um round, um jogo que constrói a cena ao vivo a partir da improvisação, convidando o público a refletir sobre a questão da violência contra os afetos em uma cultura predominantemente machista.

"Foi uma escolha focada na plasticidade, dramaticidade e corporeidade envolvidas nesses eventos [de luta]. Além disso, a relação dessas lutas com a cultura do macho é evidente", explica a diretora da peça, Isabel Marques.

A partir da leitura da notícia, foram construídos os poemas que dialogam com as cenas. "Foi preciso pensar nas relações entre os algozes e a vítima, estabelecer os jogos de poder ali estabelecidos e transformá-los em jogos de dança", conta Marques.

SIGA O IGAY NO FACEBOOK

"Mairto" é o primeiro resultado do Rosa Azul, projeto de pesquisas do Caleidos desenvolvido ao longo do ano passado. O Rosa Azul tem como foco trabalhar o tema da violência na "cultura do macho", manifestado como agressão à mulher, à criança ou a pessoas LGBTs. O poeta Fábio Brazil assina a dramaturgia do espetáculo.

Caleidos Companhia de Dança

O Caleidos nasceu como um grupo de pesquisa criado por Isabel Marques em 1996 na Faculdade de Educação da Unicamp. Em São Paulo, estabeleceu-se como grupo independente de pesquisa, docência e criação. A companhia desenvolve atividades artísticas (produção de espetáculos e eventos de dança), docentes (cursos, workshops, eventos) e de pesquisa (seminários, encontros, publicações). Apresentou-se em diversas partes do Brasil e do mundo.


Espetáculo "Mairto"
Caleidos Companhia de Dança
Temporada: até 16 de abril de 2015
Horários: de quarta-feira a sábado às 20h; domingos às 19h
(no dia 5 de abril não haverá espetáculo)
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos
Capacidade: 50 lugares
Ingressos promocionais a R$ 10 (retirar com 30 minutos de antecedência)
Local: Instituto Caleidos - Rua Mota Pais, 213, Lapa

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.