O australiano Jacques Potgieter recebeu advertência de seu clube, o New South Wales Waratahs após incidente em jogo.

Jacques Potgieter foi multado pelo seu clube após dirigir ofensas homofóbicas a jogadores do time oposto. Potgieter jogava em partida contra o Brumbies no último domingo (22), em Sydney. O jogador recebeu advertência de seu clube, o New South Wales Waratahs, que o multou em 20 mil dólares australianos (o equivalente a mais de 49 mil reais).

O atleta australiano Jacques Potgieter
Reprodução/Facebook
O atleta australiano Jacques Potgieter


A decisão foi proferida após investigação pela Australia Rugby Union (ARU), órgão responsável por esse esporte na Austrália. Potgieter admitiu ter usado linguagem ofensiva e pediu desculpas: "Sinto muito por qualquer ofensa causada pelo que eu disse no calor do momento. Foi um comentário feito sem pensar que poderia machucar pessoas ao meu redor".

SIGA O IGAY NO FACEBOOK

O CEO do Waratahs, Greg Harris, lamentou o incidente, tendo em vista os esforços do esporte para alcançar a inclusão. "Jacques cometeu um erro de julgamento, apesar de ter passado pelo Treinamento em Integridade da ARU, que inclui políticas sobre inclusão e combate ao racismo", disse.

"Não há lugar para a homofobia ou qualquer forma de discriminação no nosso jogo e nós temos nos esforçado enquanto clube para absorver esses valores dentro e fora do campo", declarou o CEO.

Ao usar ofensas homofóbicas, Potgieter cometeu uma infração contra o Código de Conduta da ARU, que tem regras específicas que proíbem comentários homofóbicos ou racistas.

A ARU, o Waratahs e a Associação dos Jogadores de Rugby da Austrália, além do próprio jogador, decidiram que não há necessidade de levar o caso aos tribunais.

Outros esportes

Apesar de casos como este, há iniciativas de atletas empenhados no combate à homofobia pelo mundo. Um exemplo são os atletas de remo  da Universidade de Warwick, na Inglaterra, que posaram nus em campanha anti-homofobia. Veja imagens:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.