Pesquisa recente mostrou que 59% da população apoia o casamento de pessoas do mesmo sexo. Em 2004, pesquisa semelhante registrou 30% de aprovação

Resultado de pesquisa do Wall Street Journal e da NBC News mostra que a aprovação ao casamento gay pela população dos Estados Unidos atingiu 59%, o maior índice já registrado no país. Em pesquisa de 2004, apenas 30% aprovavam a união entre pessoas do mesmo sexo. 

O índice de aprovação ao casamento gay foi o maior já registrado
The Wall Street Journal/NBC News
O índice de aprovação ao casamento gay foi o maior já registrado


Fred Yang, do partido Democrata, que conduziu a pesquisa juntamente como o republicano Bill McInturff, disse que a opinião pública sobre casamento gay está mudando mais rapidamente do que a atitude da população com relação a casamentos inter-raciais, que agora tem apoio de 87% dos americanos.

SIGA O IGAY NO FACEBOOK

Mesmo entre os grupos mais conservadores, a oposição diminuiu. Hoje são 35% apoiando, ante 26% em abril de 2013. Entre os republicanos, a aprovação aumentou de 27% em 2013 para atuais 40%.

O apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo permaneceu alto entre democratas e pessoas com idade entre 18 e 34 anos, com índice de aproximadamente 74%.

Os números ajudam a explicar por que o casamento gay está regredindo em importância enquanto questão política, até mesmo dentro do Partido Republicano, que costuma adotar posturas mais conservadoras.

No entanto, entre eleitores republicanos, a oposição ao casamento entre pessoas do mesmo sexo ainda é forte, com somente 29% afirmando ser a favor. Entre esses eleitores, 50% disseram que estariam menos propensos a votar em seus candidatos caso estes apoiassem o casamento gay e 19% disseram que isso melhoraria a imagem de seus candidatos.

A pesquisa entrevistou mil adultos entre os dias 1º e 5 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos. 


Veja imagens de casamentos gays nos Estados Unidos:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.