Kevin Doran também sugeriu que casais gays que têm filhos não podem ser considerados pais

Em um referendo marcado para maio, a população da Irlanda vai decidir se concorda ou não com o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A rádio irlandesa News Talk entrevistou o bispo  Kevin Doran sobre o assunto. 

O bispo Kevin Doran, da cidade de Elphin, na Irlanda
Divulgação/Diocese de Elphin
O bispo Kevin Doran, da cidade de Elphin, na Irlanda

O entrevistador perguntou ao bispo qual a posição da Igreja sobre a possibilidade de casamentos entre pessoas do mesmo sexo na Irlanda, país de maioria católica. Kevin Doran esquivou-se, dizendo que isso não compete à Igreja, trata-se de uma questão para a Justiça.

SIGA O IGAY NO FACEBOOK

Ele disse que "todas as pessoas são iguais aos olhos de Deus e do Estado". No entanto, ele afirma que alguns casamentos, em termos legais, não podem ocorrer. "Eu não posso me casar com a minha irmã. Eu também não posso me casar com uma pessoa do mesmo sexo", disse.

Questionado sobre se seria a vontade de Deus que algumas pessoas nasçam heterossexuais e outras homossexuais, Kevin Doran negou: "Isso seria sugerir que, se uma pessoa nasceu com síndrome de Down, isso foi a vontade de Deus também".

Ele disse que o casamento entre pessoas do mesmo sexo pode ter alguns dos elementos que definem o matrimônio em termos religiosos, como cuidados, carinho e compromisso de longa data. Entretanto, falta a possibilidade de procriação para que se considere um casamento perante a Igreja.


Adoção

Questionado sobre adoção por pais do mesmo sexo, o bispo afirmou que a família é a base da sociedade e, para que uma criança tenha estabilidade em sua vida, é importante que ela tenha um pai e uma mãe, de sexos biológicos opostos, e que esses pais se casem antes de seu nascimento.

O entrevistador perguntou sobre os casais gays que são pais atualmente na Irlanda. "Eles não são pais", respondeu o bispo. O interlocutor insistiu: "Existem casais gays em toda a Irlanda que têm filhos". "Pessoas que têm filhos não são necessariamente pais", respondeu o bispo.

Para ele, as crianças sairiam perdendo se a adoção por casais do mesmo sexo fosse aprovada. "Crianças se beneficiam de ter um pai e uma mãe. Em um casamento gay, pelo menos um dos dois não será seu pai ou sua mãe", disse.


Veja 30 fotos de casamentos gays:


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.