Mostra em cartaz em São Paulo, “Pierre Verger, o Mensageiro” exibe 40 trabalhos do fotógrafo franco-brasileiro produzidas entre 1933 e 1950

Corpos seminus, em movimento, em branco e preto, de homens em uma roda de capoeira ou em uma cerimônia tribal. Cenas de Salvador, Recife e outras partes do mundo. As fotos fazem parte de uma retrospectiva do fotógrafo Pierre Verger, em cartaz na Galeria Marcelo Guarnieri, em São Paulo, até o fim deste mês.

Veja algumas fotos de Pierre Verger em exposição:


O fotógrafo franco-brasileiro pesquisou a cultura afro-brasileira e religiões vindas da África para realizar sua produção de fotos etnográficas entre 1933 e 1950. Esse é o período comtemplado na mostra, que traz ao público 40 das 300 imagens que compõem o livro “O Mensageiro”.

Muitas das fotos retratam a Bahia, Estado que o fotógrafo escolheu para residir em 1946, após a Segunda Guerra Mundial, e onde acabou se fixando até sua morte, em 1996. A pesca, a capoeira, a Festa da Conceição da Praia, a Festa dos Navegantes e cenas cotidianas nos portos baianos são representadas.

SIGA O IGAY NO FACEBOOK

Antes de se estabelecer em terras brasileiras, o fotógrafo empreendeu viagens ao redor do mundo de 1932 até 1946, fazendo da fotografia sua arte e também um meio de sobrevivência. Vendendo as fotos a jornais, agências e centros de pesquisa, Verger pôde conhecer cidades de diversos países por quase 14 anos consecutivos.

A primeira vez que a exposição “O Mensageiro” foi apresentada ao público foi em 1993, promovida pela Revue Noire, com mostras na Suíça e na França, no Musée d’Art d’Afrique et d’Océanie.

A exposição em São Paulo é resultado de uma parceria entre a Galeria Marcelo Guarnieri e a Fundação Pierre Verger, de Salvador.


Exposição “Pierre Verger, o Mensageiro”

Galeria Marcelo Guarnieri: Alameda Lorena, 1966, São Paulo/SP

Data da exposição: de 28 de fevereiro a 28 de março de 2015

Horários: de segunda a sexta das 10h às 19h; aos sábados das 10h às 17h

Telefones: 3063 5410/ 3083 4873

E-mail: galeriamarceloguarnieri@gmail.com

Entrada gratuita

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.