Blogueiro fala sobre o vídeo em que declara ser homossexual para ajudar fãs que pedem conselhos. "Você é o que você é e vai ser mais feliz se assumir isso para si mesmo", disse ele

"Meu nome é Federico Devito e eu sou gay. E daí?", inicia o jovem de 22 anos, em seu vídeo postado no YouTube na última segunda-feira (24). "É exatamente isso, não tem nada demais em ser gay. É apenas um fato. Você não tem que tratar isso como algo surreal, ou algo estranho, ou algo difícil de dizer", continua. Essa foi a primeira vez que o blogueiro e ex-colírio da revista teen Capricho falou abertamente sobre sua sexualidade para os fãs e o vídeo já foi visualizado mais de 260 mil vezes.

SIGA O IGAY NO FACEBOOK

As especulações sobre a sexualidade do garoto argentino já vêm de muito tempo. Há nove meses, ele postou uma foto junto de seu ex-namorado em sua conta no Instagram com a letra de uma música da cantora Lorde como legenda, que diz: “Nunca cansamos de passar o tempo, posso passá-lo com você? Tem um monte de coisas para não fazer, deixe-me passá-lo com você?”

Segundo Devito, foi após essa foto que ele começou a receber 200 e-mails por dia, de garotos gays que nunca se assumiram para os pais pedindo conselhos e de outros que já haviam se assumido e simplesmente queriam conversar com ele sobre isso.

Foto de Devito (dir.) com o seu ex-namorado, que iniciou polêmica sobre sua sexualidade
Reprodução/Instagram
Foto de Devito (dir.) com o seu ex-namorado, que iniciou polêmica sobre sua sexualidade

“Para mim, sempre foi algo pessoal e sempre entendi o que estava acontecendo comigo. Eu ficava tranquilo e guardava pra mim. Era assunto meu. Resolvi falar porque vi que havia como ajudar o pessoal que me seguia [nas redes sociais]”, conta ele em entrevista ao iGay .

Em sua vida pessoal, Federico já deixou o armário faz tempo. Assumido para a família e amigos, ele diz que contou para todos ao mesmo tempo e que gostou da maneira como agiu. Porém, como acontece para a grande maioria dos homossexuais, levou um tempo até seus pais lidarem bem com a sexualidade do filho. “Meus pais ficaram surpresos. Foi difícil no começo, até que eles chegaram e falaram: ‘Ok, apenas seja feliz e faça o que te faz feliz por completo’."

Meus pais ficaram surpresos. Foi difícil no começo, até que eles chegaram e falaram: ‘Ok, apenas seja feliz e faça o que te faz feliz por completo.'

Quando perguntado se o fato de ter muitas fãs mulheres criou uma pressão extra para ele não mencionar sua homossexualidade, Federico é categórico: “Não, de jeito algum. Namorei meninas e falo com elas até hoje porque quis. Como disse, era assunto meu, não precisava me preocupar com isso, porque não é algo que me incomodasse. Elas estão mandando e-mail também e mensagens super fofas de apoio. Se tornaram grandes amigas.”

Segundo Federico, ele divulgou a informação em vídeo porque percebeu que dessa maneira poderia ter um contato direto com o seu público. O jovem, inclusive, colocou o seu e-mail no vídeo para os fãs que quisesse entrar em contato com ele.

Sobre outros famosos gays que ainda não se declararam homossexuais para o público, ele acredita que essa é uma decisão pessoal e que cada um sabe o que faz. Porém, acha ser importante que as pessoas tentem ajudar quem precisa de conselhos ou apoio, da maneira que conseguirem.

Ao final de seu vídeo, Federico lamenta a cultura brasileira de um cuidar da vida do outro, mas diz acreditar que um dia isso mudará e que as pessoas não vão mais se incomodar com o fato de alguém ser gay ou não.


"Uma dica: somos mais felizes quando somos nós mesmos, independente do seu gosto sexual, do seu gosto musical, do seu gosto por literatura, ou por alguma coisa que nem todo mundo gosta ou a maioria gosta. Independente disso, você é o que você é e vai ser mais feliz se assumir isso para si mesmo."

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.