A bandeira listrada com as cores do arco-íris, emblema da diversidade, é usada como sinal de paz e inclusão. Mas como há muita diversidade dentro da diversidade, bandeiras específicas representam cada subgrupo LGBT. Veja algumas


O selo comemorativo ao primeiro político gay eleito para um cargo público nos EUA, em 1977: Harvey Milk
Reprodução
O selo comemorativo ao primeiro político gay eleito para um cargo público nos EUA, em 1977: Harvey Milk

Conta a história que tudo começou nos anos 70, em plena era hippie. Para a comunidade "paz e amor", o arco-íris era símbolo da paz. Na mesma época, em São Francisco, Califórnia, o movimento homossexual florescia, e os Estados Unidos elegeram em 1977 o primeiro político gay assumido, Harvey Milk, para um cargo público. O artista Gilbert Baker, amigo de Harvey Milk, fez uma representação do arco-íris na bandeira listrada como a conhecemos hoje (menos as cores rosa e azul claro que constavam na versão original), usada pela primeira vez em junho de 1978 na Parada do Orgulho Gay de São Francisco. Harvey Milk foi assassinado no mesmo ano, em 27 de novembro.

Veja a pesquisa do site Lado Bi sobre outras bandeiras que se estendem sob as seis listras coloridas que popularizaram a bandeira do arco-íris :




    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.