103 produções de 24 países estarão presentes no Festival Gay de Cinema do Rio de Janeiro; veja trailer com destaques

A quarta edição do Festival Gay de Cinema começa nesta quinta-feira (3), no Rio de Janeiro, contando com 103 produções de 24 países. O carro-chefe da programação, que vai até o próximo dia 13, é a Competição Internacional de Longas-Metragens, que vai receber 14 filmes inéditos. 

CURTA O IGAY NO FACEBOOK 

Um dos destaques da competição é o documentário "OUT in the Line UP" (2014), que acompanha o cotidiano de um grupo de surfistas homossexuais. A apresentação terá a participação do produtor francês Thomas Castets , fundador do grupo Gay Surfers. 

Já a Competição Internacional de Curtas-Metragens vai contar com 57 filmes. Pequenas seleções completam a programação, como a Mostra Circuito, com três longas, a Especial Cervantes, com quatro longas e um média, a Especial Esportes, com dois longas, o Especial Diversidade em Animação, com dez curtas, o Especial Dança em Foco, com dez curtas e a Filmografia JC Calciano, com três longas.

Uma das novidades do evento é o seminário “Sexualidade, gênero e performance”, que irá discutir maneiras de romper as barreiras da performatividade e colocá-las em um lugar político-social de destaque.


“O RioFGC foi construído com muito orgulho a partir do termo ‘gay’, o mais plural para englobar todos aqueles que se identificam com um estilo de vida moderno e que incorpora o espírito criativo da cultura jovem. ‘Gay’ aqui não é somente sexualidade – é libertação, inovação e experimentação em cinema”, explica  Alexander Mello , diretor e curador do evento.

O Rio Festival Gay de Cinema tem programações na Caixa Cultural, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Museu de Arte do Rio – MAR, no Instituto Cervantes, na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra e na Arena Carioca Dicró. 

_________________________________________________________________

Mais informaçõeswww.riofgc.com.br

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.