Carros trazem DJs comandando o som, drag queens animando a festa e militantes e autoridades discursando. Atriz Lea DeLaria, de “Orange Is The New Black”, será um dos destaques

Eles são imprescindíveis na tarefa de manter o gás das centenas de milhares de pessoas que atravessam a Paulista em direção ao Centro paulistano. Sem os trios elétricos, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo teria muito menos graça. Neste ano, serão 14 gigantescos carros passando pela avenida com o som a todo volume, para irradiar os discursos e as músicas que fazem o público ferver.

CURTA O IGAY NO FACEBOOK 

Veja quais são os 14 trios Parada Gay 2014:

1 – Apoglbt:  responsável pela abertura da Parada Gay, o trio da associação que promove o evento costuma vir abarrotado de autoridades, como o prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o deputado federal (PSOL-RJ) e colunista do iGay Jean Wyllys . A ex-prefeita paulistana e atual ministra da Cultura Marta Suplicy também é figurinha carimbada no carro. 

Sem os trios elétricos, a Parada Gay de São Paulo não teria o mesmo brilho
Rose Brasil/ Agência Brasil
Sem os trios elétricos, a Parada Gay de São Paulo não teria o mesmo brilho

2 - Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo:  o carro ligado a prefeitura paulistana deve trazer autoridades e outras pessoas envolvidas nas políticas de combate à homofobia na cidade.

3 - Livres e Iguais – Estreando neste ano, o trio da ONU (Organização das Nações Unidas) e da Prefeitura de São Paulo leva o nome da campanha internacional de combate à homofobia . No Brasil, a iniciativa é estrelada pela cantora Daniela Mercury , que não confirmou se vai participar da parada deste ano, como fez em 2013. 

4 – CUT: o trio da Central Única dos Trabalhadores leva os membros do setor LGBT do sindicato, um dos maiores do Brasil. Neste carro, os sindicalistas costumam usar os microfones para defender políticas em favor da comunidade gay.

5 – Governo do Estado de São Paulo: este carro vem para divulgar as políticas em prol da população LGBT das autoridades estaduais.

6 – Apeoesp:  também com um perfil sindical, este trio representa os docentes LGBT do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo.

7 - ACPS: c apitaneado pela Associação Cultural da Pluralidade Sexual, o trio terá mais uma edição do Papo Mix, com a presença de seus criadores, o jornalista Anderson Azevedo e o empresário Emerson Marcellino . Como de costume, DJs garantirão a animação do carro.

8 – Sindicato dos Comerciários:  terceiro da parada com um perfil sindical, o carro do sindicato dos trabalhadores do comércio também deve marcar sua participação com discursos pelo respeito à diversidade sexual.

9 – Trio da Militância: importantes lideranças LGBT de todo o Brasil devem tomar o nono carro a passar pela Avenida Paulista.

Veja os melhores momentos da Parada  Gay de São Paulo 2013:

10 – Visibilidade Trans / Caminhão Solidário: além de recolher alimentos não perecíveis para doar a entidades beneficentes, este carro enfatiza a defesa da população transexual. O trio deve ter destaque fundamental por conta do tema deste ano da parada: “País vencedor é País sem Homolesbotransfobia. Chega de mortes! E pela aprovação da lei de identidade de gênero”.

11 – ABCD’S:  este carro será pilotado pela Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual, que desenvolve projetos LGBT nas cidades do ABC Paulista.

Lea DeLaria, de “Orange Is The New Black”, será destaque em um dos carros da parada
Divulgação
Lea DeLaria, de “Orange Is The New Black”, será destaque em um dos carros da parada

12 – Netflix: também estreando este ano, o carro da plataforma de filmes e séries online deve ter como grande destaque a presença da atriz Lea DeLaria , da série hit “Orange Is The New Black”.

13 – Salete Campari:  o trio capitaneado por uma das drag queens mais queridas do Brasil é sempre um sucesso com sua decoração que abusa sem medo do rosa. Além de Salete, outras divas drag devem dar pinta no carro, para a alegria do público.

14 - Trio da Paz: também da Apoglbt, o último carro fecha a Parada Gay de São Paulo com uma mensagem pacificadora, pedindo que o evento termine sem desentendimentos e na maior tranquilidade.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.