Em nosso aniversário quebramos tabus, lembramos saídas do armário, celebramos casamentos e toda a diversidade LGBT

Neste primeiro ano no ar, a missão do iGay foi informar, divertir, entreter, comentar e antecipar ao leitor o que se passa no universo LGBT. Feito para lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, simpatizantes, mãe, pais, amigos e todas as outras 56 classificações sexuais do Facebook, o conteúdo ultrapassa as barreiras de gênero. 

CURTA O IGAY NO FACEBOOK 

Contamos muitas histórias, celebramos muitas vitórias, sofremos com muitas injustiças e violências, mas estivemos aqui, dia a dia, acompanhando as mudanças no mundo e as novidades que impulsionaram a comunidade.

Uma das maneiras de medir o interesse do leitor é a audiência, e por esta métrica nós selecionamos as 10 matérias mais lidas pelo público do iGay no seu primeiro ano de existência. O número levado em consideração para montar o ranking foi o de Visitantes Únicos, em que o primeiro lugar contabilizou 171.076 visitantes. Mas, se a soma fosse de visualizações, algumas matérias, como a do beijo gay na vida real, tiveram mais de 2 milhões de pageviews. Confira:

FORA DO ARMÁRIO

1 - Antônia Fontenelle

Desmoralizando o projeto da “Cura Gay”, que estava para ser votado na Comissão de Direitos Humanos em junho de 2013, a atriz Antonia Fontenelle revelou em sua rede social sua bissexualidade: "Eu não sou gay, às vezes bi.” E ainda brincou, quando posou nua para a Playboy: “Cura gay sou eu, meu bem.”

Leia mais: Antonia Fontenelle revela bissexualidade e protesta contra 'cura gay' 

2 - Daniela Mercury

Depois de declarar seu amor eterno pela jornalista Malu Verçosa , a cantora Daniela Mercury disse que revelou seu relacionamento numa postura afirmativa da sua liberdade, e para mostrar sua visão de mundo. “Eu comuniquei meu casamento com Malu para tratar esta com a mesma naturalidade com que tratei outras relações”, afirmou.

Leia mais: Daniela Mercury: “Grito o meu amor aos 7 ventos”

TABUS

3 - Reação ao beijo gay

Depois de Mateus Solano colar seus lábios aos de Thiago Fragoso em plena novela das 9 na Globo, "Amor à Vida" entrou para a história como o cenário do primeiro beijo gay do horário nobre da TV. O iGay foi às ruas para descobrir a reação das pessoas com o afeto entre casais gays e lésbicos. O resultado: um triste panorama da homofobia e intolerância.

Leia mais: Vida real - beijo gay gera reações agressivas e piadas nas ruas de SP

4 - Primeira vez

Quando o ator Daniel Radcliffe afirmou que para fazer uma cena de sexo gay no teatro optou por transmitir um incômodo muito grande, foi a hora de perguntar: a primeira vez de um homem gay é sempre dolorida? Homossexuais contaram as suas histórias de perda de virgindade e especialistas deram dicas sobre a prática.

Leia mais: A primeira vez de um homem gay é sempre dolorida?

Ellen e Portia foram um dos casais lembrados como mais influentes de Hollywood
Getty Images
Ellen e Portia foram um dos casais lembrados como mais influentes de Hollywood

POR DENTRO DO UNIVERSO

5 - Casais famosos

Grande parte das pessoas se interessa pela vida das celebridades e não seria diferente em relação aos ídolos gays. Com o casamento em julho de Jesse Tyler Ferguson, o Mitchell da série “Modern Family”, nós apresentamos os casais gays mais famosos de Hollywood. Entre eles a comediante Ellen Degeneres e a atriz Portia de Rossi , Jim Parsons , da série 'Big Bang Theory', e o namorado Todd Spiewak , e claro, o produtor David Furnish e o cantor Elton John .

Leia mais: Conheça os casais gays mais famosos de Hollywood

6 – Vida de uma jovem transexual

Ela entrou na faculdade de música como menino, avisou aos colegas que ia virar mulher e começou a transição. Agora está mudando a voz e cansou até do seu instrumento, o violão. A emocionante história da translésbica Beatriz.

Leia mais: Beatriz, 22, transexual: “Eu gosto e sempre gostei de MENINAS”

7 – O casamento de Ellen Oléria 

“Faltava, para a gente, dizer sim. Mas agora não falta mais nada”, disse a cantora Ellen Oléria , ao oficializar sua união com a assessora Poliana Martins em Brasília, em agosto de 2013. A cerimônia foi acompanhada de perto pela equipe do iG e por milhões de leitores do iGay.

Leia mais: Ellen Oléria se casa com Poliana Martins

8 – A trágica história de Shane Crone

Em entrevista ao iG, o protagonista do documentário "Bridegroom", que estreou no canal sob demanda Netflix, Shane Crone falou da tragédia pessoal que o transformou em militante pelos direitos dos homossexuais: "Ainda há uma longa estrada pela frente."

Leia mais: Ativista gay faz documentário trágico sobre companheiro

O infográfico das tribos gays foi sucesso
iG Arte
O infográfico das tribos gays foi sucesso

9 - Tribos gays

O iGay fez um Raio-X da comunidade gay e dividiu meninos e meninas pelas características mais marcantes de cada grupo. Muita gente clicou para ver se se enquadrava em algum desses perfis.

Leia mais: Conheça as turmas do universo LGBT

10 - Renata Bastos

Com fama de implacável na noite paulistana, a hostess Renata Bastos falou do processo de se tornar mulher, das relações complicadas com os homens e da vontade de formar uma família com “casa, filho, cachorro e churrasco no fim de semana.”

Leia mais: “É muito difícil homem assumir relação com travesti”

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.