Saint Hoax, que vive no Oriente Médio, conta ao iGay que a série “War Drags You Out” irritou lideranças árabes

O artista plástico Saint Hoax  mirou alto no seu trabalho de estreia, a série intitulada como “War Drags You Out”. O provocativo projeto transforma figuras políticas como os presidentes Barack Obama (EUA) e Vladimir Putin  (Rússia)  e o  rei da Arábia Saudita Abdullah  em fabulosas drag queens. Adolf Hitler e Osama Bin Laden também tiveram imagens tratadas desta forma. 

CURTA O IGAY NO FACEBOOK 

Saint Hoax não revela a sua identidade verdadeira, diz apenas ser formado em Artes, que tem vinte a poucos anos e vive no Oriente Médio. O uso de pseudônimo tem se tornado comum no meio artístico, um dos casos mais conhecidos é o do artista e ativista inglês Bansky.

Em entrevista ao iGay por e-mail, Saint Hoax revelou que a série “War Drags You Out” é o primeiro trabalho que publica, mas que a sua veia artística surgiu cedo. “Tenho pintado desde que tinha 10 anos de idade."  

"Criei a série depois de ver um show de drag queens pela primeira vez no ano passado”,  explica Saint Hoax, sobre a série com os líderes políticos.  

“Sou fascinado pela riqueza dessa cultura orientada pelo glamour. Shows de drag queens são cheios de luz e positividade”, define o artista.: “Você pode imaginar o quão brilhante o mundo seria se todos os líderes foram substituídos por drag queens?”, acrescenta, indagando.  

O retrato do Rei Abdullah, da Arábia Saudita, como uma drag queen bonachona e fumante irritou lideranças árabes
Divulgação
O retrato do Rei Abdullah, da Arábia Saudita, como uma drag queen bonachona e fumante irritou lideranças árabes


Revelando a intencão de levar a série para galerias de arte e exibições, Saint Hoax conta que o projeto foi recebido de forma positiva pela maioria das pessoas, mas que também houve reações negativas.  

“Muitos ficaram especialmente ofendidos com a representação do Rei Abdullah. Na manhã da última quarta-feira (26) recebi inclusive uma mensagem do porta-voz do príncipe Khaled, filho do rei, me pedindo para comprar os direitos da obra”,  diz Saint Hoax.  


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.