Ao se assumirem gays, personalidades do entretenimento e dos esportes ajudam a diminuir o preconceito e a promover o respeito à diversidade sexual

2013 foi um período de grande avanço no direito ao casamento civil gay em importantes países do globo, como a França , a Inglaterra e o próprio Brasil . Mas além deste fato, o ano também ficará marcado na comunidade LGBT pelos inúmeros famosos que decidiram sair do armário.

CURTA O IGAY NO FACEBOOK 

Até o Brasil, onde não é comum que artistas homossexuais se assumam publicamente, viu uma estrela do primeiro time assumir essa atitude corajosa. No último mês de abril, a cantora Daniela Mercury saiu do armário e revelou o seu relacionamento com a jornalista Malu Verçosa .

Com essa atitude, Daniela ajudou a tornar o casamento entre pessoas do mesmo sexo um assunto debatido em todo o Brasil. E mais: a cantora e sua esposa se tornaram um exemplo concreto deste debate, mostrando com seus atos que os casais homossexuais são como qualquer outro, com parceiros (as) que se apaixonam e que devem ter o direito de casar, se isso for do desejo deles.

Nos Estados Unidos, o ator Wentworth Miller e o jogador de futebol Robbie Rogers viram a saída do armário deles se tornar um grande gesto político.

Em fevereiro deste ano, Rogers se assumiu de uma maneira dramática, dizendo que não aguentava mais esconder a sua homossexualidade dos colegas e que ia abandonar o futebol.

"É hora de eu me descobrir longe do futebol. A vida é cheia de coisas incríveis, e eu percebi que só poderia aproveitá-la de verdade se eu fosse honesto. Segredos podem causar tantos danos internos. Tente explicar a seus entes queridos, após 25 anos, que você é gay. Meu segredo acabou, sou um homem livre", desabafou Rogers na ocasião, em mensagem publicada em seu blog pessoal.

Robbie Rogers se assumiu gay num ambiente tradicionalmente refratário aos gays, o futebol
Getty Images
Robbie Rogers se assumiu gay num ambiente tradicionalmente refratário aos gays, o futebol

Felizmente, Rogers descobriu posteriormente que sua orientação não era motivo para ele deixar de jogar bola. Três meses depois de sair do armário e de anunciar sua aposentadoria, o jogador foi contratado pelo clube Los Angeles Galaxy . "Eu me senti como um covarde . Há jovens que lutam pelos seus direitos e estão mudando o mundo. Eu tenho 25 anos, uma plataforma para expor minhas ideias e a voz para ser um exemplo", admitiu o atleta, numa entrevista ao jornal americana USA Today.

O astro de Prison Break Wentworth Miller também saiu do armário de uma maneira dramática, em agosto passado. O ator se assumiu gay recusando um convite do Festival Internacional de São Petesburgo, na Rússia. Ele fez isso para confrontar o governo russo, que aprovou uma série de leis antigays em 2013.

Miller fez a recusa numa carta dirigida à direção do festival. “Não posso em sã consciência participar de um evento comemorativo organizado por um país onde as pessoas como eu têm sistematicamente seus direitos básicos de viver e amar abertamente negados”, declarou ele na mensagem.

Além de Daniela, Miller e Rogers, outro famosos tomaram essa atitude de não esconder a própria sexualidade e de defender o respeito a diversidade sexual. Veja quem são eles na galeria acima.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.