Com línguas afiadas e bordões impagáveis, divertidos papéis de gays como o mordomo "Crô", da novela "Fina Estampa", marcaram a teledramaturgia. Relembre outros personagens da televisão como ele e vote no seu favorito na home do iG

Com um estoque de bordões impagáveis, um figurino marcante e uma atuação brilhante de Marcelo Serrado , o mordomo gay Crô roubou a cena na novela “Fina Estampa” (2011), da Rede Globo. O sucesso foi tanto que ele acabou ganhando um longa só para ele, que chega aos cinemas de todo o Brasil na próxima quinta-feira (28). “Crô – O Filme” foi dirigido por Bruno Barreto e tem no elenco estrelas como Carolina Ferraz, Ana Maria Braga e Ivete Sangalo .

CURTA O IGAY NO FACEBOOK 

Félix é o mais recente personagem gay de sucesso da TV brasileira
Divulgação
Félix é o mais recente personagem gay de sucesso da TV brasileira

Mas Crô não foi o primeiro personagem gay com essas características na TV e nas novelas da Globo. Há 23 anos, o ator Eri Johnson fazia sucesso como o espevitado coreógrafo Lulu na novela global “Barriga de Aluguel” (1990). O personagem tinha características semelhantes às de Crô e também fez muito sucesso com o público.

Depois de Lulu outros personagens deste tipo também arrasaram dando pinta na telinha, como o próprio vilão Félix Khoury ( Mateus Solano ), um destaques do maior sucesso da TV brasileira atualmente, a novela “Amor à Vida”.

Nesse mesmo estilo, também fizeram sucesso os personagens Cássio ( Marco Pigossi ), de “Caras & Bocas” (2009), Roni ( Leonardo Miggiorin ), de “Insensato Coração” (2011), e Aureo ( André Gonçalves ) “Morde & Assopra” (2011).

Os personagens são tão divertidos que fica difícil escolher qual deles foi o mais marcante. Para te ajudar nessa escolha, veja fotos deles na galeria e saiba mais sobre eles abaixo. Depois, é só votar no seu favorito na home do iG .

1- Lulu (Eri Johnson)
Novela:
“Barriga de Aluguel” (1990)
Bordão: “Fui!”
Resumo : O primeiro personagem de sucesso de Eri Johnson na TV era um coreógrafo cheio de trejeitos, que trabalhava na boate Copacabana Café. Melhor amigo da protagonista Clara ( Cláudia Abreu ), tinha uma queda por jogadores de futebol, não perdendo a oportunidade de paquerá-los quando tinha chance.  

**********************************************************************************************************************

2 – Cássio (Marco Pigossi)

Novela: “Caras & Bocas”
Bordões:
"Tô rosa chiclete!", "Tô roxo berinjela!", "Tô bege degradé!" e “Choquei”
Resumo: Assim como Eri, Marco Pigossi também tem muito a agradecer a esse personagem. Foi ele que colocou o ator no time de astros da Globo, tanto que ele passou a ganhar papéis de destaque depois desse. Apesar de ser gay assumido, Cássio se casa em “Caras & Bocas” com uma mulher mais velha e rica, Léa ( Maria Zilda Bethlem ). Mas no final da trama, ele encontra o amor com André ( Ricardo Duque ) e vai morar em Paris. 

**********************************************************************************************************************

3 - Roni Fragonard  (Leonardo Miggiorin)
Novela:
“Insensato Coração” (2009)
Bordões : “Se joga, bicha” e “Bafônico”
Resumo: O personagem fez sucesso fazendo par com Natalie Lamour ( Deborah Secco ), a ex-participante de reality de show de quem ele era empresário. Tratando um ao outro como bicha e bee, eles divertiram o público usando girias do universo gay. A dupla ainda provocou muitos risos usando memes populares na internet na época, como "E houve boatos de que eu estava na pior"  e  "Tá pensando que travesti é bugunça?". 

****************************************************************************************************************

4 – Aureo Alves Junqueira (André Gonçalves)
Novela: “Morde e Assopra” (2011)
Bordões: “Minha Nossa Senhora do Glitter" e “Hello”
Resumo: André Gonçalves encarnou com muito bom humor um gay afetadíssimo, que começou a novela dentro do armário e terminou a trama fazendo shows como drag queen. Um dos destaques do personagem foi sua música tema, o hit “Rabiosa” da cantora Shakira .

*******************************************************************************************************************

5- Crô/Crodoaldo Valério (Marcelo Serrado)
Novela: “Fina Estampa” (2011)
Bordões: “Ai, para!” e “Congela”
Resumo: Bem humorado e fashionista, o personagem tinha total devoção pela patroa Tereza Cristina ( Christiane Torloni ), a quem se referia como “Rainha do Nilo” e “Divina Isis”. Crô também tinha relação divertida com o motorista machão Baltazar ( Alexandre Nero ), mas o clima entre eles era mais no clima de gato e rato.

*********************************************************************************************************************

6 – Félix Khoury (Mateus Solano)
Novela: “Amor à Vida) (2013)
Bordões: “Devo ter salgado a Santa Ceia” e “Devo ter sambado no Santo Sepulcro"
Resumo: Vilões dos mais cruéis da teledramaturgia, Félix tem uma língua afiada e solta pérolas a cada cena que participa. O forte do personagem são os bordões envolvendo temas bíblicos. Além dos citados acima, ele ainda falou outro divertidíssimos como: “Tomei caipirinha no Santo Graal” e "Será que fiz confete com os pergaminhos do Mar Morto?".


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.