Confira a seleção do iGay com os melhores espaços culturais para visitar na cidade durante o feriadão da parada

Quem vai passar o feriadão (Dia do Trabalho) da semana da Parada Gay em São Paulo não pode deixar de fazer um programa cultural que faz a fama da cidade. Visitar os museus paulistanos é uma grande chance de conhecer e apreciar obras de arte de artistas de prestígio internacional.  Picasso, Monet, Renoir, Van Gogh e  Salvador Dalí são alguns desses pintores. 

Claro que não dá para visitar todos os museus da cidade em quatro dias, mas é possivel aproveitar a estadia em São Paulo para conhecer os que mais combinam com seu gosto pessol. Confira a seleção do iGay e faça a sua escolha. 

MASP - Museu de Arte de São Paulo

Antes mesmo de entrar no mais famoso museu da cidade, o visitante já se impressiona com o prédio da instituição, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi , e famoso por suas colunas vermelhas e o arrojado vão-livre. Lá dentro, as lista de obras imperdíveis é extensa, com trabalhos de Monet, Renoir, Van Gogh, Salvador Dalí , León Ferrari e Tomie Ohtake, entre outros. Destaque paras as séries "Bíblicas" e "Retirantes" de Candido Portinari e e a escultura "Bailarina de 14 anos" de Edgar Degas

Endereço: Avenida Paulista, 1578 – Cerqueira César/ www.masp.art.br 

____________________________________________________________________________

Museus do Parque Ibirapuera

Um dos maiores parques da cidade conta, além de extensa área verde, com uma série de museus. Com projeto original de Oscar Niemeyer ,  o espaço sedia o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu AfroBrasil,  o pavilhão da Fundação Bienal, o espaço de exposições OCA. O  Auditório Ibirapuera e o Planetário também são sediados lá. 

Endereço:  Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº (Portão 10) - Vila Mariana

Informações: www.prefeitura.sp.gov.br

___________________________________________________________________________

Mube - Museu Brasileiro da Escultura

O museu se localiza em um dos espaços mais elegantes da cidade. Com boas exposições e um charmoso café, o Mube é um passeio indispensável. Pequeno, ele é uma ótima pedida para quem está com pouco tempo.

Endereço: Av. Europa, 218 – Jardim Europa

Informações: www.mube.art.br

__________________________________________________________________________

Museu da Imagem e do Som

Vizinho ao Mube, o MIS conta com extensa programação com exposições itinerantes e até festas aos finais de semana. O restaurante Chez MIS funciona diariamente e serve de almoço ao jantar, passando por um cardápio especial de lanche para tarde.

Endereço: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa

Informações: www.mis-sp.org.br

_________________________________________________________________________

Memorial da América Latina

Controverso projeto de Niemayer, muito criticado pela falta de verde, o complexo de edificações recebe exposições itinerantes, apresentações musicais, além do acervo dedicado a produção cultural e a história da América Latina.

Endereço : Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda

Informações: www.memorial.sp.gov.br

__________________________________________________________________________

Museu da Língua Portuguesa

Um dos museus mais modernos da cidade, o espaço interativo mostra de forma lúdica a língua portuguesa com seu acervo permanente. Suas exposições itinerantes são dedicadas geralmente a grandes autores nacionais.

Endereço: Praça da Luz, s/nº - Centro

Informações: www.museudalinguaportuguesa.org.br

____________________________________________________________________

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Renovado pelo arquiteto Paulo Mendes Rocha , o espaço museológico tem crescido tanto que já ameaça tirar do Masp o papel de museu de mais prestígio da cidade. Com um acervo variado, que cobre vários estilos e períodos, o local  é uma opção para quem não quer se limitar a uma escola artística.  

Endereço: Praça da Luz, 2 - Bom Retiro

Informações: www.pinacoteca.org.br

_______________________________________________________________________

Museu da Casa Brasileira

Localizado em um epicentro empresarial da cidade, o Museu da Casa Brasileira, com acervo impecável, mostra como são compostos os lares do País ao longo das décadas. Trata-se da única instituição brasileira voltada ao estudo e a preservação da história do mobiliário e das artes. A arquitetura e o design brasileiro estão muito bem representados no espaço. 

Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano

Informações: www.mcb.sp.gov.br

______________________________________________________________________

Museu do Futebol

Quer desbravar um novo conceito de museu com uma temática diferente? O museu do futebol, localizado no estádio do Pacaembu é a pedida. Todo dedicado ao esporte/paixão dos brasileiros, o espaço é tecnológico e interativo. 

Endereço: Praça Charles Miller, S/N - Estádio do Pacaembu – Pacaembu

Informações : www.museudofutebol.org.br

_______________________________________________________________________


Visualizar Museus de São Paulo em um mapa maior

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.